Conheça a estratégia de Zuckerberg para impedir que segredos do Facebook vazem

Por Redação | 06.01.2017 às 08:03
photo_camera Wired

Ao contrário do que acontece em empresas de tecnologia como Apple e Snapchat, que mantêm os funcionários no escuro sobre projetos e ambições, o Facebook compartilha rotineiramente seus planos e segredos com todos os seus funcionários em reuniões semanais que Zuckerberg tem realizado há uma década. E o que é mais surpreendente: tais informações não vazam para a imprensa.

De acordo com fontes internas, o executivo convoca às sextas-feiras os quase 16 mil funcionários – incluindo os estagiários – para contar alguns detalhes sobre produtos ainda não lançados, estratégias da empresa e até suas opiniões pessoais sobre concorrentes.

Zuckerberg conversa com os membros da equipe por cerca de uma hora em Menlo Park. Primeiramente ele parabeniza os funcionários que comemoram aniversário de trabalho, o “Faceversary” e depois, é hora da “correção da semana”, onde o executivo explica alguns reparos importantes feitos no período.

A terceira parte do encontro é composta por perguntas e respostas, que são feitas em um grupo interno do Facebook e votadas pelos funcionários. Zuckerberg responde a perguntas descontraídas e sérias com a mesma facilidade. "É um lado de Mark Zuckerberg que o mundo exterior não tem acesso", afirma quem já participou das sessões. "As pessoas vêm trabalhar no Facebook porque querem trabalhar para o Zuckerberg. A marca não representa tanto".

"Esse nível de transparência é alarmante quando você entra no Facebook. Mas há algo especial em saber que você recebe uma resposta completa", afirma um ex-funcionário. Segundo ele, esse é um dos motivos para que não haja vazamentos.

"Se vamos ter essa cultura aberta, há uma espécie de “pacto” [em torno do não vazamento segredos]", conta outro ex-funcionário. Há ainda restrições formais para não compartilhar o que é dito nas seções de perguntas e respostas privadas com o CEO. Os funcionários explicam também que o clima amigável na companhia ajuda a manter os segredos guardados. “As pessoas ficariam chateadas se alguém vazasse alguma coisa. - Você não trai a família”, declara um terceiro ex-empregado.

Fonte: Recode