Como aumentar as visualizações de suas Live no Facebook?

Por Redação

O Facebook News Feed foi projetado para oferecer conteúdos mais relevantes e de pessoas mais próximas, mesmo que a postagem tenha sido publicada há algumas horas. Junto da atualização, a rede social ganhou a popularização das transmissões ao vivo, e pensando em otimizar este novo recurso, o Facebook fez algumas alterações em seu feed de notícias.

A ideia da companhia é chamar a atenção para as transmissões de vídeo em tempo real, já que os dados parecem mostrar que os conteúdos ao vivo são capazes de reter a atenção dos usuários por mais tempo. De acordo com a companhia, as pessoas gastam três vezes mais tempo assistindo a uma transmissão ao vivo, em média, em comparação com outros conteúdos de vídeo.

O que é o Facebook Live Video?

Para quem não sabe, o recurso foi lançado para celebridades em agosto de 2015, e gradualmente começou a ser aberto para usuários de iOS em janeiro 2016 e para Android em fevereiro.

A plataforma permite que o usuário compartilhe suas experiências em tempo real, seja uma visita a um lugar novo ou a divagação de alguns pensamentos. Não importa onde o usuário esteja, a plataforma possibilita a aproximação com amigos, familiares e seguidores, fazendo com que as experiências sejam vividas ao mesmo tempo.

Como utilizar?

Para compartilhar um vídeo, clique em "Atualizar Status" e, em seguida, selecione o ícone de vídeo ao vivo. É possível também escrever uma descrição rápida e escolher o público para o qual a transmissão será compartilhada. Para aprender o passo a passo clique aqui.

Ao invés de notificar todos os seus amigos ou seguidores, o Facebook só enviará uma notificação para alguns amigos selecionados: pessoas que recentemente interagiram com sua página e para aqueles que se inscreveram para as transmissões.

Facebook Live Video

Durante a transmissão, é possível acompanhar o número de espectadores, os nomes dos amigos que estão em sintonia e checar os comentários em tempo real. Assim que finalizado, o vídeo é salvo normalmente na timeline do usuário.

Mark Zuckerberg tem sido um grande defensor da plataforma. Em sua opinião, este é um "caminho para que as pessoas tenham uma experiência mais autêntica e intimista no compartilhamento sobre as suas vidas".

Repercussão no feed de notícias

Após o lançamento para todo o público, o Facebook Live está cada vez mais popular, e mais pessoas e páginas têm criado e assistido vídeos em tempo real. Com a popularidade crescente da plataforma, o Facebook decidiu começar a tratar as transmissões ao vivo de forma diferente dentro do Feed de notícias.

As novas atualizações mostram que as pessoas estão mais propensas a assistir aos vídeos enquanto eles ainda estão em andamento. Isso proporciona uma experiência muito mais envolvente como os espectadores, que podem comentar e interagir com o usuário em tempo real. Mas como otimizar as transmissões? Temos algumas dicas bastante simples para você.

1) Avise sobre os vídeos

Avisar aos amigos e seguidores sobre quando haverá um vídeo ao vivo é uma ótima maneira de gerar impacto para as transmissões, já que os possíveis espectadores poderão se programar para aquele momento.

2) Escolha um título

Um título atraente pode ser bastante útil para despertar o interesse das pessoas em acompanhar o vídeo. Deixar-se disponível para responder perguntas, por exemplo, pode ser uma boa pedida para aguçar a curiosidade do espectador.

3) Peça para que o espectador se inscreva

Em algum momento da transmissão é interessante chamar a atenção dos usuários para o botão de inscrição no canto direito do seu vídeo. Ao clicar no botão, o usuário será notificado sempre que você fizer novas transmissões.

4) Fale sobre você

Os vídeos ao vivo são uma grande oportunidade para se conectar com o público. E com a sua priorização no feed de notícias, ele pode ser um ótimo meio para chamar a atenção e gerar interesse dos usuários da rede social para as suas questões (pessoais ou de negócios).

A novidade pode ser um bom meio para começar a pensar sobre como tirar proveito do Facebook. Uma possibilidade é levar os seguidores aos bastidores de sua empresa, fazer sessões semanais sobre determinado assunto, ou até mesmo realizar demonstrações e lançamentos de produtos.

Quais são as suas estratégias? Conte nos comentários.

Fonte: Entrepreneur