Comentários políticos tendem a acabar com amizades no Facebook

Por Redação | 09.12.2015 às 08:41
photo_camera Divulgação

Todos estão cansados de saber que política é um assunto polêmico e que gera debates acalorados numa roda de amigos e, principalmente, nas redes sociais. Agora, a Universidade Hebraica de Jerusalém resolveu quantificar o potencial do assunto para destruir amizades virtuais.

Os pesquisadores conduziram um estudo online com 1.103 israelenses judeus usuários do Facebook para saber mais sobre suas atividades políticas, seu extremismo ideológico e atividade no Facebook após israelenses e palestinos acertarem um cessar-fogo em Gaza em agosto de 2014.

Os pesquisadores descobriram que 50% dos entrevistados relataram ser mais ativos na rede social durante o período em que os debates sobre o assunto estavam em alta, enquanto 16% dos usuários desfizeram amizades com contatos do Facebook por razões políticas durante este período. De acordo com o estudo, usuários adeptos do unfriend eram mais propensos a ser ideologicamente extremistas e dar menos apoio à liberdade de expressão.

"Estes resultados sugerem que as pessoas com maior probabilidade de dar unfriend são jovens politicamente ativos, mais ativos no Facebook, que têm muitos amigos na rede social e têm visões políticas mais extremas", disse Nicholas John, um dos pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Via Science News