Coca-Cola é a primeira empresa a pagar para ter seu próprio emoji no Twitter

Por Redação | 30.09.2015 às 09:11

Depois de ter seu nome na latinha de Coca-Cola, agora o refrigerante chega ao Twitter. A empresa vai iniciar uma nova campanha na rede social para transformar a icônica embalagem em um emoji. Embora isso não seja nenhuma novidade para nós, o que realmente chama a atenção é que essa é a primeira vez que uma companhia paga para receber esse tipo de tratamento.

Isso mesmo, você não leu errado. Apesar de já termos visto emojis de Star Wars e até da rede de pizzarias Dominos, tudo isso foi feito a partir de parcerias e o Twitter não recebeu um único centavo no processo. No entanto, com a chegada da Coca-Cola, isso muda de figura, uma vez que a marca de bebidas vai ser a pioneira nesse novo tipo de publicidade.

A campanha foi batizada de #shareacoke e funciona exatamente como você está pensando: ao enviar uma mensagem para alguém com a hashtag, você vai compartilhar uma garrafa de Coca com um amigo e ele vai visualizá-la em sua linha do tempo.

Em tese, é algo que todo mundo já está acostumado a ver por aí. A novidade, porém, é que esse é um teste para uma nova fonte de receita para o Twitter. A empresa decidiu abrir essa possibilidade para que outras companhias invistam em uma maneira diferenciada de promover seus negócios. Assim, ao invés de pagar por uma publicação patrocinada que ninguém dá a mínima, os anunciantes podem criar um marketing orgânico em que os próprios usuários compartilham aquela hashtag de maneira espontânea.

Por enquanto, a parceria entre Twitter e Coca-Cola está sendo vista apenas como algo experimental, ou seja, ainda em fase de testes. No entanto, de acordo com o diretor sênior de estratégia de marca da rede social, Ross Hoffman, isso é algo que pode ser facilmente expandido se os resultados iniciais forem positivos. Para ele, os dados coletados após esse estágio de observação vão determinar o futuro do que o Twitter vai fazer como produto.

E o que isso significa? Se o experimento com a Coca for considerado um sucesso, é bem provável que mais companhias apostem nesse formato de publicidade. Assim, imagine que poderemos ter desde emojis inspirados no filme do momento quanto no último lançamento no mercado de smartphones.

Via: TechCrunch, Engadget