Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Clubhouse finalmente começa a testar app para Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Maio de 2021 às 10h25

Link copiado!

unsplash / William Krause
unsplash / William Krause

O Clubhouse pode finalmente estar chegando ao Android. Um anúncio da companhia antecipa quais serão as próximas novidades para o começo de maio deste ano e, entre elas, está a abertura da fase beta do aplicativo para o sistema do Google — inicialmente apenas nas mãos de usuários selecionados, mas o progrmaa logo deve chegar para o público geral.

A febre da interação por áudio pegou a internet com força no começo de 2021 com a popularização do Clubhouse. O recurso cativou usuários, levou o app original para a casa dos milhões de downloads (somente no iOS) e gerou movimentação no mercado de redes sociais, com concorrentes como Twitter, Telegram, Discord e até a Xiaomi se apropriando do formato.

"Início do beta para Android. Ainda não está rolando, mas nós começamos a distribuir um beta antecipado para um punhado de usuários selecionados. Se você ouvir que alguém está usando o Clubhouse a partir do app para Android, dê a eles uma recepção calorosa! Mal podemos esperar pela chegada de mais usuários Android nas próximas semanas", anuncia o Clubhouse.

Continua após a publicidade

Em março, uma conversa rotineira com os fundadores adiou a expectativa do Clubhouse para Android em meses, pelo menos até o fim do ano. Semanas depois, uma desenvolvedora publicou no Twitter uma captura de tela do Clubhouse enviada a partir de um Google Pixel, sugerindo que o desenvolvimento estava em ritmo acelerado.

Não há confirmação de que algo mudou dentro da Alpha Exploration (detentora do Clubhouse), mas a expectativa por investimentos externos pode ter reorganizado as prioridades na companhia — que agora estaria focada em alcançar uma parcela maior de usuários e estabelecer domínio em mais territórios.

Continua após a publicidade

Por enquanto, não há informações mais específicas relacionadas ao Clubhouse para Android. O aplicativo em fase beta pode impor certas limitações aos usuários nesse primeiro momento, como participação restrita a papel de ouvinte ou compartilhar acesso através apenas por meio de convites. Tais informações só devem ser confirmadas com a distribuição ampla entre dispositivos com o SO do Google — coisa que ainda não tem data para acontecer.

Raio cai duas vezes no mesmo lugar?

O Clubhouse figurou um fenômeno excepcional no iOS, em que a disponibilidade limitada, formato fresco e outros elementos foram grandes propulsores para alavancar sua popularidade. A festa ainda está rolando, mas competidores se apropriaram das salas de áudio em suas próprias plataformas — e competem entre si até mesmo no Android.

No sistema operacional do Google, o Clubhouse chega atrasado. O Twitter Spaces já foi amplamente distribuído, mesma coisa com os Stage Channels, no Discord, e as salas de áudio do Telegram — que está na versão final do mensageiro.

Continua após a publicidade

Nada garante que o aplicativo da Alpha Exploration repetirá o feito no terreno do Google. Talvez, a presença da concorrência enfraqueça a sua presença na nova base de usuários, considerando que seu formato não é mais exclusivo — tampouco novo — para esse público.

Por enquanto, resta aguardar pela distribuição mais ampla do Clubhouse no Android para conferir seus desdobramentos. Para conferir isso, como sempre, é bom continuar atento aqui no Canaltech.

Fonte: Clubhouse