Campanha falsa no Facebook promete voos de graça pela LATAM

Por Redação | 22 de Setembro de 2017 às 07h33

Uma publicação falsa prometendo voos de graça pela LATAM Airlines está rolando no Facebook, e a empresa de segurança ESET identificou sua propagação. A campanha já aconteceu anteriormente usando o nome de outras companhias aéreas.

A publicação justifica a promoção para comemorar o 41º aniversário da companhia aérea, conforme vemos na imagem a seguir:

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

De acordo com Camillo di Jorge, presidente da ESET no Brasil, “com esse golpe, os cibercriminosos induzem os usuários a responderem a uma pesquisa em troca de recompensa financeira”. Para receber as viagens gratuitas, o usuário “acaba aceitando a inscrição em serviços de mensagem Premium, com tarifas bastante caras ou, ainda, sem perceber, instala em seu navegador complementos maliciosos”.

Ao clicar no link da publicação, o usuário é direcionado a uma página cuja interface é bastante parecida com a original da LATAM e, por isso, muita gente acaba caindo no golpe sem perceber que o domínio do site não é o verdadeiro. A vítima também recebe uma mensagem parabenizando-a por ter ganhado dois bilhetes gratuitos.

Então, o usuário é levado a compartilhar o anúncio falso para seus amigos, com a promessa de ganhar o prêmio após o compartilhamento. O golpe foi tão bem arquitetado que a publicação falsa apresenta comentários igualmente falsos de usuários que supostamente teriam recebido sua recompensa.

A publicação, até o momento, já tem mais de 12 mil curtidas e mais de 80 mil comentários, mas, na verdade, tanto os perfis quanto os comentários e as curtidas são fake. Tudo para dar um ar de credibilidade à promoção que, na verdade, somente está enganando a população.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.