Campanha falsa no Facebook promete voos de graça pela LATAM

Por Redação | 22 de Setembro de 2017 às 07h33

Uma publicação falsa prometendo voos de graça pela LATAM Airlines está rolando no Facebook, e a empresa de segurança ESET identificou sua propagação. A campanha já aconteceu anteriormente usando o nome de outras companhias aéreas.

A publicação justifica a promoção para comemorar o 41º aniversário da companhia aérea, conforme vemos na imagem a seguir:

De acordo com Camillo di Jorge, presidente da ESET no Brasil, “com esse golpe, os cibercriminosos induzem os usuários a responderem a uma pesquisa em troca de recompensa financeira”. Para receber as viagens gratuitas, o usuário “acaba aceitando a inscrição em serviços de mensagem Premium, com tarifas bastante caras ou, ainda, sem perceber, instala em seu navegador complementos maliciosos”.

Ao clicar no link da publicação, o usuário é direcionado a uma página cuja interface é bastante parecida com a original da LATAM e, por isso, muita gente acaba caindo no golpe sem perceber que o domínio do site não é o verdadeiro. A vítima também recebe uma mensagem parabenizando-a por ter ganhado dois bilhetes gratuitos.

Então, o usuário é levado a compartilhar o anúncio falso para seus amigos, com a promessa de ganhar o prêmio após o compartilhamento. O golpe foi tão bem arquitetado que a publicação falsa apresenta comentários igualmente falsos de usuários que supostamente teriam recebido sua recompensa.

A publicação, até o momento, já tem mais de 12 mil curtidas e mais de 80 mil comentários, mas, na verdade, tanto os perfis quanto os comentários e as curtidas são fake. Tudo para dar um ar de credibilidade à promoção que, na verdade, somente está enganando a população.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.