Brasileiros são vítimas de golpes criados por hackers no Facebook

Por Redação | 28.03.2017 às 17:08

De acordo com informações divulgadas pela empresa de segurança PSafe, hackers estão aplicando golpes no Brasil por meio de páginas falsas no Facebook. Os criminosos estão publicando ofertas fraudulentas de lojas como Ponto Frio e Casas Bahia para atrair consumidores.

Ao clicar no link da promoção, as vítimas são direcionadas para uma página na web falsa, e não para o site oficial da loja. Assim, ao efetuarem as compras, os hackers recebem todas as informações bancárias dos usuários, gerando transtornos e prejuizos financeiros.

O esquema, para ser convincente, conta até mesmo com falsos antendentes, que respondem e orientam as vítimas a efetuarem a compra. Segundo a PSafe, mais de 100 perfis oferecendo ofertas ilegais já foram identificados. Todas já foram denunciadas para o Facebook e devem ser bloqueadas em breve.

Para evitar que mais vitimas caiam no golpe, Emilio Simoni, gerente de segurança da PSafe, orienta que é necessário ficar atento sempre que uma promoção for veiculada por outra página que não a oficial de uma loja. “Quando a promoção não for anunciada em canais oficiais da marca ou redirecionar o usuário para outras páginas, desconfie. Se mesmo assim quiser participar, certifique-se de que a promoção é real ao entrar em contato diretamente com a empresa via canais oficiais. Nunca realize a compra, disponibilize dados pessoais ou propague links antes de fazer esta checagem.”

Simoni explica ainda que esse tipo de fraude tem se tornado bastante popular, já que não exige grandes conhecimentos dos hackers. E mais, aproveitando da popularidade das lojas, fica ainda mais fácil atrair consumidores desavisados: "Para se ter uma ideia, em apenas uma semana a página falsa de ofertas de um dos varejistas conquistou mais de seis mil seguidores", completa o especialista.

Fonte: Convergência Digital