Brasileiros recorrem ao Twitter para se informar sobre política, diz pesquisa

Por Patrícia Gnipper | 09 de Agosto de 2018 às 19h50
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Em junho desde ano, o Twitter fez uma pesquisa com seus usuários no Brasil para entender melhor o papel da plataforma enquanto fonte de informações sobre política. A pesquisa mostrou que os brasileiros recorrem à rede social para se manterem informados sobre o assunto, e as ideias defendidas pelos candidatos em seus perfis no Twitter podem contribuir para com a tomada de decisão do eleitor.

De acordo com os resultados, quase 70% dos entrevistados têm como hábito acessar o Twitter com regularidade para descobrir o que está rolando na política nacional, sendo que 47% desse total usam a plataforma frequentemente, com 22% entrando de vez em quando e 13% usando pouco para este fim. Entre os usuários que participaram da pesquisa, apenas 18% disseram que não usam o Twitter para se informar sobre política, preferindo outras fontes.

Outros dados mostram que mais de 60% dos "tuiteiros" brasileiros acreditam que o conteúdo que os candidatos à Presidência postam no Twitter contribuem, positiva e negativamente, para com a decisão do eleitor. E o percentual sobe entre os indecisos, com 79% deles considerando que as propostas compartilhadas na plataforma ajudam a definir suas escolhas de voto.

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Os usuários brazucas destacam a obtenção de informações em tempo real como a característica mais importante do Twitter para este fim, com 66% dos entrevistados pensando desta maneira. 53% entendem que o Twitter permite conhecer todos os pontos de vista dos candidatos, enquanto 47% também acham que vale a pena acompanhar política pelo Twitter por obterem informações diretamente da fonte. A este item, os usuários puderam fornecer múltiplas respostas.

A pesquisa foi conduzida entre os dias 21 e 22 de junho, com os usuários a respondendo de maneira voluntária. Cerca de 2 mil usuários com mais de 18 anos toparam participar, fornecendo, portanto, uma amostra representativa de toda a base de usuários da rede de microblogging.

Iniciativas para as Eleições 2018

O Twitter aproveita a ocasião para promover iniciativas visando um ambiente mais saudável na plataforma durante as eleições deste ano. Entre elas, estão coisas como a verificação das contas dos principais candidatos e partidos; manter um diálogo constante com as autoridades eleitorais brasileiras; apoio às campanhas e comunicações da Justiça Eleitoral; e a melhoria contínua de sua tecnologia anti-spam para lidar com sistemas automatizados maliciosos.

Ainda, sessões de perguntas e respostas entre candidatos e usuários do Twitter acontecerão na plataforma. Em cada sessão, os eleitores poderão enviar perguntas aos presidenciáveis pela rede social, usando uma hashtag específica que será divulgada a cada sessão aberta. Além disso, todos os tweets contendo as hashtags #Eleicoes2018 e #OVotoImporta ganharão um emoji especial.

Por fim, o Twitter anunciou parcerias firmadas com veículos de imprensa para a transmissão ao vivo dos debates com os candidatos à presidência e aos governos de São Paulo e do Rio de Janeiro. Mídias como a BandRio, RedeTV!, IstoÉ, Catraca Livre, TV Gazeta, Estadão e Jovem Pan fazem parte da parceria.

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