Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasileiros recorrem ao Twitter para se informar sobre política, diz pesquisa

Por| 09 de Agosto de 2018 às 19h50

Link copiado!

Brasileiros recorrem ao Twitter para se informar sobre política, diz pesquisa
Brasileiros recorrem ao Twitter para se informar sobre política, diz pesquisa
Tudo sobre Twitter

Em junho desde ano, o Twitter fez uma pesquisa com seus usuários no Brasil para entender melhor o papel da plataforma enquanto fonte de informações sobre política. A pesquisa mostrou que os brasileiros recorrem à rede social para se manterem informados sobre o assunto, e as ideias defendidas pelos candidatos em seus perfis no Twitter podem contribuir para com a tomada de decisão do eleitor.

De acordo com os resultados, quase 70% dos entrevistados têm como hábito acessar o Twitter com regularidade para descobrir o que está rolando na política nacional, sendo que 47% desse total usam a plataforma frequentemente, com 22% entrando de vez em quando e 13% usando pouco para este fim. Entre os usuários que participaram da pesquisa, apenas 18% disseram que não usam o Twitter para se informar sobre política, preferindo outras fontes.

Outros dados mostram que mais de 60% dos "tuiteiros" brasileiros acreditam que o conteúdo que os candidatos à Presidência postam no Twitter contribuem, positiva e negativamente, para com a decisão do eleitor. E o percentual sobe entre os indecisos, com 79% deles considerando que as propostas compartilhadas na plataforma ajudam a definir suas escolhas de voto.

Os usuários brazucas destacam a obtenção de informações em tempo real como a característica mais importante do Twitter para este fim, com 66% dos entrevistados pensando desta maneira. 53% entendem que o Twitter permite conhecer todos os pontos de vista dos candidatos, enquanto 47% também acham que vale a pena acompanhar política pelo Twitter por obterem informações diretamente da fonte. A este item, os usuários puderam fornecer múltiplas respostas.

Continua após a publicidade

A pesquisa foi conduzida entre os dias 21 e 22 de junho, com os usuários a respondendo de maneira voluntária. Cerca de 2 mil usuários com mais de 18 anos toparam participar, fornecendo, portanto, uma amostra representativa de toda a base de usuários da rede de microblogging.

Iniciativas para as Eleições 2018

O Twitter aproveita a ocasião para promover iniciativas visando um ambiente mais saudável na plataforma durante as eleições deste ano. Entre elas, estão coisas como a verificação das contas dos principais candidatos e partidos; manter um diálogo constante com as autoridades eleitorais brasileiras; apoio às campanhas e comunicações da Justiça Eleitoral; e a melhoria contínua de sua tecnologia anti-spam para lidar com sistemas automatizados maliciosos.

Ainda, sessões de perguntas e respostas entre candidatos e usuários do Twitter acontecerão na plataforma. Em cada sessão, os eleitores poderão enviar perguntas aos presidenciáveis pela rede social, usando uma hashtag específica que será divulgada a cada sessão aberta. Além disso, todos os tweets contendo as hashtags #Eleicoes2018 e #OVotoImporta ganharão um emoji especial.

Continua após a publicidade

Por fim, o Twitter anunciou parcerias firmadas com veículos de imprensa para a transmissão ao vivo dos debates com os candidatos à presidência e aos governos de São Paulo e do Rio de Janeiro. Mídias como a BandRio, RedeTV!, IstoÉ, Catraca Livre, TV Gazeta, Estadão e Jovem Pan fazem parte da parceria.