Brasil pode ser escolhido pelo Facebook para testar conexão via drones

Por Redação | 12.06.2015 às 09:19

O Brasil deve receber, em breve, o plano de acesso gratuito a conteúdos selecionados da rede móvel do projeto Internet.org, criado pelo Facebook. Kevin Martin, novo vice-presidente de políticas de acesso móvel e global da rede social, afirma que a parceria com o governo brasileiro ainda não obteve avanço, mas que o País está na lista de candidatos para testar a tecnologia.

Com o Internet.org, as regiões escolhidas recebem acesso à internet a partir de drones. Em entrevista, Martin diz que esses veículos aéreos não tripulados podem ficar de dois a três meses sem pousar, circulando sobre as áreas selecionadas e permitindo a conectividade até mesmo em locais remotos. "Procuramos um país para fazermos testes de três meses e o Brasil pode ser esse país. E mais até que um teste, é um país onde essa tecnologia faz sentido”, afirma.

O executivo não comentou se o projeto faz parte do acordo firmado recentemente pela presidente Dilma Rousseff e por Mark Zuckerberg, CEO do Facebook. Durante as negociações, ambos tiveram discussões relacionadas a esta iniciativa, mas sem nenhum acordo.

O Brasil já vem recebendo investimento da rede social com o projeto Facebook para Empreendedores, que instalou um laboratório de inovação na comunidade de Heliópolis, em São Paulo.

“O caso de Heliópolis é um projeto piloto, mas é específico, não escalável. Como partes da comunidade ainda têm problemas de conectividade, vamos utilizar algum tipo de tecnologia Wi-Fi terrestre, mas como exatamente ainda está sendo discutido”, finaliza Martin.

Fonte: Convergência Digital