Bots do Facebook Messenger passam a aceitar pagamento

Por Redação | 12 de Setembro de 2016 às 16h31

Os bots do Messenger estão se tornando cada vez mais avançados e, a partir de agora, passam a aceitar pagamentos. Com isso, um usuário não precisa mais deixar a tela da conversa com um robô que oferece um determinado serviço para realizar o pagamento, informou nesta segunda-feira (12) o vice-presidente do aplicativo David Marcus.

Este novo recurso estará presente na versão 1.2 do Messenger, anunciada hoje em uma postagem no blog oficial do serviço. A ideia é aprimorar os bots para funções comerciais avançadas, evitando que os usuários precisem recorrer a apps de terceiros ou ao navegador para concluir qualquer tipo de transação financeira. Tudo isso pode ser resultado da influência de Dan Grover, gerente de produtos que ajudou a internacionalizar o app chinês WeChat, que já conta com funções de pagamentos semelhantes a estas implementadas agora pelo Facebook.

Segundo informa a rede social, ao todo, o Messenger já conta com mais de 30 mil bots desenvolvidos por mais de 34 mil desenvolvedores. Então, para contemplar a presença cada vez maior de usuários que deve vir acompanhada de um número crescente de robôs, o Facebook aprimora também as formas com que os bots podem ser encontrados em sua plataforma.

Neste mês, a companhia deu início ao lançamento de publicidade no feed de notícias do Facebook que leva diretamente para bots do Messenger, ampliando o acesso ao conteúdo e permitindo que as companhias divulguem ainda mais as suas ferramentas. Neste tipo de publicidade, sempre que o usuário clicar sobre funções como “Comprar agora" ou “Saiba mais”, uma janela privada do app de conversas será aberto automaticamente.

Personalizável, compartilhável, amigável

Outra novidade do Messenger envolve as novas possibilidades de personalização da experiência de usuário para desenvolvedores e empresas. Com isso, será possível adicionar mais elementos customizados à interface de cada janela de conversa, garantindo assim que uma empresa ofereça diferentes formatos de conversação para diferentes tipos de transação.

Além disso, os bots agora também estão mais compartilháveis. Uma das novas funções implementadas pelo Facebook na versão 1.2 envolve justamente facilitar que um usuário compartilhe um bot que ele curte de forma individual, com uma espécie de mensagem encaminhada para seus contatos, tudo direto da tela de conversa.

O Facebook sabe que muita gente ainda fica receoso de iniciar uma conversa com um bot, sem saber ao certo como se portar, o que escrever e tudo mais. Para elas, a companhia de Zuckerberg desenvolveu uma tela de boas vindas que oferece informações sobre a experiência que ela vai ter em seguida. Como era de se esperar, as empresas que atuam via bots podem personalizar este texto inicial que saúda um usuário quando ele entra na tela de conversa pela primeira vez.

Fonte: Facebook

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.