Botão de GIFs chega aos comentários do Facebook

Por Redação | 15.06.2017 às 11:30
photo_camera Divulgação

O Facebook está comemorando 30 anos do formato GIF entregando a possibilidade de usar um botão dedicado a eles durante a publicação de comentários. A ferramenta está sendo liberada aos poucos, mas deve chegar a todos os usuários em breve, permitindo que eles realizem buscas por imagens em movimento diretamente do campo de postagem.

Antes, essa possibilidade só existia para publicações principais, e todos os outros deveriam pesquisar pelos GIFs na internet. A rede social fazia o trabalho de conversão, exibindo as imagens na própria linha do tempo, mas, ainda assim, o trabalho envolvido era maior. A novidade do Facebook vem na esteira de outras redes sociais, como o Twitter, que também já possuem sistemas semelhantes.

Para usar, basta clicar no botão correspondente ao lado da caixa de texto e procurar pelo termo desejado. Emoções ou personagens, por exemplo, funcionam melhor do que palavras mais genéricas. Depois, basta clicar no GIF escolhido para que ele seja publicado.

Como parte das comemorações, o Facebook também liberou algumas estatísticas curiosas sobre o uso do formado na rede social. De acordo com a empresa, o dia em que os usuários mais enviaram GIFs foi 1º de janeiro de 2017, com o espírito do Ano Novo fazendo com que mais de 400 milhões de GIFs fossem trocados entre as pessoas apenas por meio de publicações e comentários. No ano passado, foram 13 bilhões por de envios por meio do Facebook Messenger, outro serviço que conta com funcionalidades de busca.

Ficou a dúvida, apenas, quanto à pronúncia correta de GIF, com uma enquete sendo realizada entre usuários americanos para resolver a questão – se fala como em “girafa” ou como em “gorila”? O criador do formato, Steve Wihite, diz que a letra “g” se pronuncia como um “j”, tornando “jif” o correto. Mas, como no caso de bolacha e biscoito, essa é uma discussão com a qual a internet ainda vai se ocupar bastante.

Fonte: Facebook