Bot transforma expressões faciais de celebridades em máscaras de horror

Por Redação | 29 de Junho de 2016 às 21h15
photo_camera Reprodução/Engadget

Se você utiliza o Twitter com alguma frequência, já deve ter esbarrado no perfil de algum bot. Enquanto alguns podem ser bem robóticos, e outros imitarem de maneira surpreendente os seres humanos, existem aqueles bem assustadores, como é o caso do @smilevector, um algoritmo criado pelo pesquisador neo-zelandês de rede neural Tom White.

Se você enviar a foto de uma celebridade que você goste para o perfil, ele irá transformar a expressão blasé ou meio triste do seu ídolo em um sorriso bizarro, ao melhor estilo Coringa de Jared Leto. O bot utiliza uma rede neural para adicionar ou remover sorrisos de imagens aleatórias, conforme explica o seu criador.

Ele também pode também tirar o sorriso da foto e substituí-lo por uma expressão de boca aberta ou fechada. Embora White não tenha explicado como realmente funciona o processo, ele parece identificar o sorriso na imagem, recortá-lo e então redimensioná-lo e editá-lo. Os resultados são melhores quando a edição não funciona direito, como você pode ver abaixo:

Assustador, não?

Via Engadget

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.