"Ausente": Facebook resgata mensagens personalizadas de status no seu app móvel

Por Redação | 15 de Abril de 2015 às 18h40
photo_camera Foto: Divulgação

Muito antes do lançamento de fenômenos sociais como Facebook e WhatsApp, os responsáveis por boa parte das conversas online eram mensageiros como o MSN Messenger, AOL Instant Messenger (AIM) e ICQ. Um recurso comum entre eles era a possibilidade de personalizar mensagens para seus contatos quando o usuário precisasse se ausentar; ou apenas fingir que estava ausente (quem nunca?).

 Away Message no ICQ

Nostalgia: Away Message no ICQ

Agora, parece que o Facebook resolveu resgatar essa "moda" ao lançar uma ferramenta que a rede social chama de "sidebar status" (algo como "status da barra lateral"). Trata-se de uma mensagem indicando que você está ausente e que pode ser adicionada na barra lateral do chat presente nos aplicativos móveis para iOS e Android.

Atualmente, essa barra lateral do app do Facebook mostra os amigos com quem você se comunica com mais frequência na rede social. A partir desta quarta-feira (15), alguns usuários dos apps poderão ver as mensagens de status logo abaixo dos nomes dos seus amigos. Por enquanto, o teste está restrito à Austrália e Taiwan.

Sidebar Status Facebook

Novidade do Facebook

Além da mensagem de texto personalizada, o usuário também poderá escolher um ícone entre as dezenas que o Facebook criou para acompanhá-la. As mensagens não aparecem no feed de notícias ou no perfil do usuário, apenas na barra lateral do chat, e elas expiram em 12 horas, ou sempre que o usuário postar algo na rede social.

As mensagens de "Ausente" serão exibidas apenas para os seus contatos favoritos, uma lista gerada automaticamente pelo Facebook com base nos amigos que você mais envia mensagens na rede social (também existe a possibilidade de fixar manualmente amigos no topo da lista).

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!