Artista cria exposição com fotos do Instagram sem autorização dos usuários

Por Redação | 25.05.2015 às 10:41

Exibida na Gagosian Gallery em Nova Iorque, uma exposição realizada com fotografias do Instagram está causando muita polêmica sobre os limites da privacidade. O artista Richard Prince pegou várias fotos de vários usuários da rede social para realizar sua própria exposição, chamada de "New Portraits".

A exposição, que ficará em exibição até 19 de setembro, consiste basicamente em fotos ampliadas da rede social. O detalhe é que essas fotos pertencem a diferentes perfis e Prince não pediu autorização alguma para utilizá-las. As fotos ainda acompanham um comentário do artista.

Prince espera arrecadar cerca de US$ 100 mil com cada uma das fotos, sendo que nenhuma parte do dinheiro das vendas será destinada ao fotógrafo ou a pessoa da foto.

Exposição de fotos do Instagram

Alguns usuários que tiveram suas fotos exibidas na exposição já postaram críticas na rede social sobre a atitude de Richard Prince. No entanto, o que pode causar ainda mais surpresa aos usuários é que a utilização de fotos de terceiros por parte do artista pode ser uma atitude legal.

Segundo a Stanford University Library, o fato de Prince ter modificado, mesmo que de maneira sutil, as fotografias pode garantir a legalidade do trabalho. "A questão é se o material tiver sido usado para ajudar a criar algo novo ou simplesmente copiado textualmente em outro trabalho".

Richard Prince já foi processado no passado por violação de leis de direitos autorais e é conhecido no mundo da arte por se apropriar do trabalho de outras pessoas. Porém, em todos os casos em que houve disputas judiciais, o artista acabou por vencer todos eles.

Via: Business Insider, Gagosian Gallery

Fonte: http://uk.businessinsider.com/richard-lewis-instagram-photos-100000-dollars-new-york-new-portraits-copyright-2015-5