Após expulsão no BBB, mulheres dividem histórias de abuso na web

Por Redação | 11 de Abril de 2017 às 17h27

Apesar de muitos brasileiros torcerem o nariz para o Big Brother Brasil, a verdade é que o programa também tem o seu valor. Exemplo disso foi a repercussão dos acontecimentos da última semana envolvendo o conturbado relacionamento entre os participantes Marcos Harter e Emily Araújo. Muita gente aproveitou a expulsão do médico do reality show na última segunda-feira (10) sob a acusação de agredir a jovem para compartilhar nas redes sociais casos semelhantes de relacionamentos abusivos.

Sob a hashtag #EuViviUmRelacionamentoAbusivo, muitas mulheres estão desabafando e contando casos de antigos namoros em que o companheiro tinha algum tipo de comportamento considerado abusivo. E, como muitas delas destacam, isso nem sempre chegava ao nível de uma agressão física — como aconteceu no BBB, em que o participante apertou o braço da garota a ponto de deixar hematomas —, mas quase sempre envolvia ataques psicológicos, principalmente manipulando a parceira e impondo uma relação de posse.

A adesão à hashtag é tão alta no início desta manhã que o tema já é um dos assuntos mais comentados do Twitter. Na sua grande maioria, as mensagens são exatamente de relatos, mas há também quem nunca passou por uma situação assim, mas que participa para ajudar a divulgar o debate e fazer com que mais pessoas que passaram (ou passam) por coisas assim rompam o silêncio.

Por outro lado, muitos usuários também estão aproveitando a evidência do caso para desqualificar o tema. Há quem use para fazer piada com política, voltar a jogar a culpa sobre as mulheres ou apenas dizer que é vitimismo, mesmo com todo mundo apontando para a seriedade da questão. Porém, pelo que foi notado acompanhando as mensagens pelo Twitter, esse tipo de comentário ainda é uma minoria perto do apoio dado a quem já passou por um relacionamento abusivo.

E essa não é o único termo relacionado ao Big Brother Brasil e ao caso de violência contra a mulher que se destaca na rede social. Logo em seguida, na segunda posição do Trending Topic, está o termo “Força Marcos”, que mistura desde mensagens de apoio ao médico expulso do programa até textos de repulsa a esse tipo de postura. Além disso, há também a hashtag #VivianCampea em referência à outra participante do programa, a advogada Vivian Amorin, que consolou Emily após a saída do namorado e deu várias explicações sobre o que é um relacionamento abusivo em rede nacional na noite da última segunda-feira.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.