Publicidade

Anúncio de campanha para reeleição de Trump é removido pelo Facebook

Por| 06 de Março de 2020 às 22h40

Link copiado!

Anúncio de campanha para reeleição de Trump é removido pelo Facebook
Anúncio de campanha para reeleição de Trump é removido pelo Facebook
Tudo sobre Facebook

O presidente dos Estados Unidos e candidato à reeleição ao cargo, Donald Trump, teve um anúncio removido pelo Facebook, que alegou violação das políticas da empresa contra a desinformação do censo dos Estados Unidos. Inicialmente, a peça publicitária havia sido objeto de análise e o Facebook a deixou passar incólume, mas, depois de diversas denúncias, revisou sua decisão.

O anúncio em questão era intitulado “Censo Oficial 2020 dos Distritos do Congresso” e pedia que os eleitores participassem dando informações variadas sobre suas vidas e residências, mas, ao serem veiculados nas páginas oficiais do presidente Trump e seu vice, Mike Pence, a peça também direcionava usuários a um link de doações para o Partido Republicano, que ambos representam.

A rede social já havia anunciado, em dezembro, que baniria anúncios que trouxessem algum tipo de limitação quanto à participação de eleitores do censo norte-americano, já que legisladores temiam que isso pudesse trazer campanhas de desinformação e atrapalhar a contagem de participantes, bem como a tabulação das informações dadas.

Continua após a publicidade

“Existem regras implementadas para prevenir confusões relacionadas ao censo oficial estadunidense e esse é um exemplo dessas regras sendo aplicadas”, disse o porta-voz do Facebook, Andy Stone. Procurada para comentar o caso, a equipe da campanha de Trump à reeleição manteve-se em silêncio.

Donald Trump foi duramente criticado no passado quando anunciou que planejava adicionar uma pergunta ao censo oficial, questionando participantes se eles eram de fato cidadãos americanos. A ideia acabou barrada na Suprema Corte após grupos de direitos humanos afirmarem que a medida visava atrapalhar a participação de imigrantes ao censo e auxiliar políticos republicanos a ganharem cadeiras no Congresso. O comitê nacional do Partido Republicano recebeu via carta um comunicado oficial, pedindo que pare de enviar comunicações que lembrem o visual ou a linguagem do censo oficial.

O censo norte-americano é realizado uma vez a cada 10 anos e, pela primeira vez na história, poderá ser preenchido majoritariamente online.

Continua após a publicidade

Fonte: Venture Beat