Agora, qualquer um pode ter uma conta verificada no Twitter

Por Redação | 19 de Julho de 2016 às 16h40

O Twitter aproveitou esta terça-feira (19) para anunciar que, a partir de agora, a solicitação para verificação de contas poderá ser feita por qualquer um que tenha um perfil ativo na plataforma. Até ontem, quem desejava ter uma conta verificada precisava entrar em contato com uma equipe da empresa, além passar por uma avaliação que julgava a necessidade ou não de dar o selo azul de autenticidade para um determinado perfil.

A verificação permite comprovar o envolvimento de uma conta do Twitter com alguma pessoa ou instituição pública, como celebridades ou até mesmo organizações governamentais. É importante ressaltar que, embora a solicitação esteja acessível a qualquer usuário, nada disso é garantia de que você vá receber o selo de fato, já que, como citamos, o Twitter avalia a real necessidade de verificar um perfil. Com a iniciativa, é provável que surjam mais contas verificadas, já que muita gente vai aproveitar que o processo está mais acessível.

Twitter

Na imagem acima podemos ver o selo azul de verificação que fica ao lado do nome da conta. A rede social foi pioneira na autenticação de perfis em 2009 (Foto: Reprodução/Canaltech)

Em nota oficial divulgada à imprensa, a vice-presidente de serviços para o usuário do Twitter, Tina Bhatnagar, afirmou que a intenção da novidade é facilitar que as pessoas encontrem seus ídolos e formadores de opinião dentro da rede social. Tina também declarou que espera que a solicitação mais acessível permita que o usuário comum e um criador de conteúdo que utilizam a plataforma se comuniquem de forma mais eficiente.

Entre os dados utilizados pela rede social para verificar uma conta estão informações como um número de telefone verificado, um endereço de e-mail confirmado pelo cadastrante e um website ligado à conta em questão. Até mesmo documentos oficiais de identificação podem ser exigidos, caso a conta alegue representar uma personalidade pública, como um famoso ou uma figura conhecida de algum governo. Nestes casos, o Twitter afirma pedir cópias de um passaporte ou qualquer outro documento com foto, afirmando ainda que outros documentos adicionais podem ser exigidos a qualquer momento.

Se pensarmos que a rede social é usada como fonte primária de informação por muitas pessoas, a ideia vem para agradar a todos os usuários da rede, já que assegura que o conteúdo tweetado é realmente oficial. Vale lembrar que, caso você queira solicitar a verificação, o processo pode levar até 30 dias para ser concluído.

Caso tenha curtido a novidade, não se esqueça de seguir o nosso Twitter!

Fonte: Twitter