Vinagre vira assunto nas redes sociais e gera a 'Revolta da Salada'

Por Redação | 14 de Junho de 2013 às 16h56

A cidade de São Paulo tem sido palco de manifestações que visam à redução do valor da tarifa de transporte público, e que no final das contas agregaram outras reivindicações de direitos do cidadão. Na última quita-feira (13), milhares de manifestantes foram às ruas, mas centenas acabaram detidos pela polícia, inclusive jornalistas de diversos veículos que estavam realizando a cobertura da manifestação.

Muitos disseram que o motivo da detenção era o porte de vinagre, que é utilizado para atenuar os efeitos do gás lacrimogêneo lançado pelas autoridades para conter multidões. Um dos casos que mais repercutiu foi do repórter da 'CartaCapital', Piero Locatelli, que narrou e filmou sua prisão por "porte de vinagre".

A alegação é de que, misturado ao bicarbonato de sódio, o tempero criaria uma reação e 'explodiria'. "Estão fazendo mistura de vinagre com outras substâncias, o que pode vir a dar origem a um objeto que pode virar até uma bomba", disse o tenente-coronel Ben-Hur Junqueira, ao portal R7.

Mas logo a explicação foi desmentida por um estudante de doutorado em química na USP, Klesper Santos Souza, que explicou ao portal que a mistura é utilizada até por crianças, em feiras de ciência e experimentos, e que a reação existe, mas não é nociva. "Mesmo que seja em maior escala, não tem pressão suficiente se o recipiente estiver fechado, não há força", explicou Klesper.

Revolta da Salada

Não tardou para que o assunto virasse motivo de piada nas redes sociais e rendesse até mesmo uma página na Wikipedia, onde os protestos foram apelidados de 'Revolta da Salada'. "O nome 'Revolta da Salada' é devido à suposta proibição do uso de vinagre no protesto", explica a página.

Um Tumblr em inglês com informações a respeito dos protestos que leva o mesmo nome da Revolta da Salada, porém traduzido como 'The Salad Uprising', também está no ar. Além disso, imagens do filme 'V de Vingança' ganharam uma paródia chamada 'V de Vinagre', e estão circulando por diversas redes sociais.

Leia também: Tumblrs mostram aquilo que "não saiu na TV" das manifestações em São Paulo

V de Vinagre

Imagem: Reprodução / Facebook

I Vinagre SP

Imagem: Reprodução / Internet

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.