Twitter vai compartilhar informações de usuários com a indústria da música

Por Redação | 03 de Fevereiro de 2014 às 18h20

O Twitter anunciou uma parceria com a 300 Entertainment – empresa do ex-presidente da Warner Music, Lyor Cohen – para criar um sistema de análise e entendimento da relação entre seus usuários e o mundo da música. A ideia é usar dados como postagens e geolocalização para entender melhor como os conectados se relacionam a artistas e canções, além da forma como eles consomem essa mídia.

O foco da parceria, segundo reportagem do jornal The New York Times, é desenvolver softwares que utilizem essa grande quantidade de dados para melhorar a relação entre gravadoras, músicos, serviços de distribuição e os próprios consumidores. Os dados, então, constituirão relatórios que poderão ser usados por marcas e empresas do ramo para melhorar os negócios.

Um dos exemplos de utilização citados é a contratação de um rapper ainda desconhecido, mas que começa a ser bastante comentado no Twitter. Esse tipo de análise facilitaria a busca de gravadoras por novos artistas e tornaria as marcas muito mais alinhadas com o gosto de seus clientes em potencial.

De acordo com Bob Moczydlowsky, diretor de música do Twitter, a primeira versão do serviço deve ser lançada em alguns meses, após o trabalho da 300 Entertainment ser consolidado. Além disso, a empresa espera ajudar na descoberta de novos artistas e auxiliar as companhias na busca por talentos ainda desconhecidos.

O Twitter está cada vez mais investindo em parceria com setores de mídia para ampliar sua influência e aumentar os lucros. A empresa também anunciou, recentemente, uma parceria com a CNN e a consultoria Dataminr para disponibilizar os dados de postagens também aos jornalistas, entregando informações em tempo real e potenciais furos de reportagem de forma mais dinâmica aos profissionais da notícia.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.