Twitter vai compartilhar informações de usuários com a indústria da música

Por Redação | 03 de Fevereiro de 2014 às 18h20
Tudo sobre

Twitter

O Twitter anunciou uma parceria com a 300 Entertainment – empresa do ex-presidente da Warner Music, Lyor Cohen – para criar um sistema de análise e entendimento da relação entre seus usuários e o mundo da música. A ideia é usar dados como postagens e geolocalização para entender melhor como os conectados se relacionam a artistas e canções, além da forma como eles consomem essa mídia.

O foco da parceria, segundo reportagem do jornal The New York Times, é desenvolver softwares que utilizem essa grande quantidade de dados para melhorar a relação entre gravadoras, músicos, serviços de distribuição e os próprios consumidores. Os dados, então, constituirão relatórios que poderão ser usados por marcas e empresas do ramo para melhorar os negócios.

Um dos exemplos de utilização citados é a contratação de um rapper ainda desconhecido, mas que começa a ser bastante comentado no Twitter. Esse tipo de análise facilitaria a busca de gravadoras por novos artistas e tornaria as marcas muito mais alinhadas com o gosto de seus clientes em potencial.

Assista Agora: Descubra o jeito certo de criar verdadeiros times de alta-performance e ter a empresa inteira focada em uma única direção.

De acordo com Bob Moczydlowsky, diretor de música do Twitter, a primeira versão do serviço deve ser lançada em alguns meses, após o trabalho da 300 Entertainment ser consolidado. Além disso, a empresa espera ajudar na descoberta de novos artistas e auxiliar as companhias na busca por talentos ainda desconhecidos.

O Twitter está cada vez mais investindo em parceria com setores de mídia para ampliar sua influência e aumentar os lucros. A empresa também anunciou, recentemente, uma parceria com a CNN e a consultoria Dataminr para disponibilizar os dados de postagens também aos jornalistas, entregando informações em tempo real e potenciais furos de reportagem de forma mais dinâmica aos profissionais da notícia.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.