Twitter terá versão estilo SMS em locais sem internet móvel

Por Redação | 06 de Dezembro de 2013 às 14h20

Em uma parceria com operadoras locais, a empresa de Cingapura U2opia Mobile pretende levar aos países emergentes uma versão apenas com texto do Twitter. Por meio de um serviço semelhante ao SMS, o USSD, os usuários sem uma conexão ativa de internet no celular ou que estão em áreas sem cobertura poderão ter acesso aos trending topics locais, mas sem a visualização de imagens ou vídeos.

A tecnologia, sigla para Unstructures Supplementary Service Data, é um protocolo que permite a comunicação entre celulares e os servidores das operadoras, de forma semelhante a uma mensagem de texto ou à verificação de créditos em um aparelho pré-pago. Os assuntos mais comentados do momento aparecerão na tela após a digitação de um código específico.

A ideia, de acordo com reportagem da agência Reuters, é levar a experiência da rede social para países emergentes, que ainda contam com um serviço de internet móvel com baixa velocidade e cheio de falhas. A U2opia já é experiente no assunto e utiliza o USSD para permitir o acesso também a informações de contato no Facebook ou promover o uso do Google Talk como ferramenta de comunicação.

Para o Twitter, a iniciativa também é uma chance de fomentar o acesso remoto à rede. Apesar de estarem crescendo continuamente em utilização, países emergentes apresentam um aumento pequeno no total de acessos móveis, justamente devido aos problemas de infraestrutura. A solução, então, seria uma maneira de modificar esse quadro.

O lançamento está previsto para o início de 2014, mas a U2opia ainda não revelou os países que terão acesso à novidade.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.