Twitter tenta direcionar publicidade de acordo com o sexo dos usuários

Por Redação | 26 de Outubro de 2012 às 13h50

O Twitter está tentando decifrar quais usuários são homens e quais são mulheres, e pelo jeito seu motor de adivinhação anda bem: possui 90 por cento de precisão. Mas por que razão uma rede social gostaria de saber o sexo de seus usuários?

A resposta é simples e direta: para anunciar produtos. De acordo com o Twitter, mulheres gostam de ver tweets com promoções de cosméticos, enquanto homens geralmente ignoram este tipo de propaganda. E isso faz sentido quando a pesquisa objetiva colher métodos de arrecadação de verbas para o microblog.

Diferente de algumas redes sociais, o Twitter não tem aquela caixinha para você marcar se é do sexo feminino ou masculino. Mas existem alguns sinais 'contextuais' que ajudam a identificar qual é o sexo de determinado usuário.

De acordo com April Underwood, gerente de produtos do Twitter, existem vários sinais públicos nas contas dos usuários que permitem adivinhar seu sexo. "Temos uma forte confiança nessa abordagem. Um painel com testadores humanos descobriu que nossas previsões são mais de 90% precisas para nosso público global. E quando não pudermos prever o gênero de alguém de forma confiável, nós não o prevemos - e estes usuários não serão atingidos pelo novo recurso", diz Underwood.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.