Publicidade

Twitter proíbe a postagem de pornô de vingança e fotos vazadas

Por| 12 de Março de 2015 às 11h09

Link copiado!

Twitter proíbe a postagem de pornô de vingança e fotos vazadas
Twitter proíbe a postagem de pornô de vingança e fotos vazadas
Tudo sobre Twitter

O movimento online contra o pornô de vingança e o vazamento de imagens ganhou mais força nesta semana, quando o Twitter também atualizou suas políticas para proibir a postagem desse tipo de material. De acordo com as novas regras, adicionadas nesta quarta-feira (11), os usuários não podem mais publicar imagens e vídeos íntimos que tenham sido produzidos – ou estejam sendo postados – sem o consentimento de quem aparece neles.

Assim como boa parte dos outros serviços, o Twitter contará com a própria comunidade para identificar esse tipo de conteúdo. Para tanto, a empresa também disponibilizou um sistema de denúncias tanto em sua versão web quanto nos apps mobile ou de terceiros. Quem for identificado realizando tais ações terá sua conta bloqueada e apenas poderá voltar a usar a rede social quando o conteúdo for deletado. Reincidentes ou aqueles que se recusarem a fazer isso serão banidos.

Segundo informações do PC World, as mudanças têm um objetivo maior, que é o de diminuir o uso da ferramenta para abuso moral. Os principais alvos aqui, são as mulheres, que recebem ameaças de contas falsas ou criadas especialmente para esse fim, levando em conta a facilidade que é criar um perfil no Twitter. Como sempre, a comunidade trabalha em peso para garantir a própria saúde e, nesse caso, a companhia espera o mesmo tipo de cooperação.

Tudo começou, na realidade, no ano passado, quando a rede social introduziu maneiras mais simples de reportar abusos com apenas poucos cliques. Casos como os citados aqui também ganharam projeção internacional com o Fappening, o vazamento de fotos íntimas de celebridades como Jennifer Lawrence, Kirsten Dunst e Kate Upton, que vazaram a partir de contas do iCloud e se espalharam pela internet através de redes sociais, principalmente pelo Reddit.

Continua após a publicidade

A situação acabou chamando atenção não apenas para a questão da segurança digital, mas também para a privacidade das mulheres, sejam elas famosas ou não. Sendo assim, diversos sites começaram a implementar mudanças em suas políticas para tornar mais difícil a proliferação desse tipo de material. O Google, por exemplo, impediu postagens desse tipo na plataforma Blogger enquanto o Reddit está banindo usuários que publicarem imagens roubadas ou pornô de vingança.