Twitter pode lançar plataforma que permite fazer compras dentro da rede social

Por Redação | 03.02.2014 às 16:11
photo_camera Divulgação

De uns tempos para cá, o Twitter ganhou vários novos recursos, como a foto de capa no perfil e a possibilidade de postar imagens direto na timeline. Mas as novidades não acabam por aí, e a rede social se prepara para entrar no mercado do e-commerce ainda este ano.

De acordo com documentos vazados pelo blog de tecnologia Re/Code, o microblog pode se associar ao site de comércio online Fancy.com para permitir que usuários façam compras dentro da própria plataforma. As imagens de como o sistema deve funcionar mostram que o serviço faz parte de um programa chamado Twitter Commerce. Segundo o portal, as fotos são simulações feitas pelo Fancy para apresentar ao Twitter uma forma de colocar o comércio virtual dentro do site, mas nenhuma das empresas autentificou o conteúdo.

Pelas imagens divulgadas, os tuítes comerciais apareceriam direto na página inicial dos usuários e também na seção "Descobrir", na qual é possível ver as principais atividades das pessoas que o internauta segue – o Discover se diferenciaria da timeline porque poderia exibir produtos que as pessoas já tenham comprado. Assim como acontece em posts patrocinados (quando aparece um ícone laranja abaixo da mensagem), o tuíte do produto seria indicado com o ícone do Twitter Commerce.

Ao expandir a postagem, o usuário teria acesso a fotos e uma descrição do item desejado, além de uma outra seção que indica produtos relacionados. Caso o internauta tenha interesse na compra, ele informa dados como nome, endereço e número do cartão de crédito para finalizar a transação. A última parte da imagem indica que também será possível rastrear o envio do produto em um mapa e receber atualizações de sua localização.

Twitter - e-commerce

Inicialmente, o programa deve funcionar apenas para empresas e usuários que vendem por meio do Fancy, já que a rede social é um dos principais veículos que conduzem novos compradores para o serviço. Segundo o Re/Code, Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter, é um dos membros do conselho do Fancy, que nada mais é do que uma plataforma que reúne catálogos de produtos online anunciados por internautas e outros vendedores.

No entanto, uma fonte ligada ao assunto disse ao Re/Code que o microblog está em negociações com outros sites similares ao Fancy para expandir seus planos de e-commerce. Não há previsão de quando a plataforma de e-commerce será lançada.