Twitter permitindo 'edição' de tweets? Não é bem assim...

Por Redação | 17.12.2013 às 13:57

Rumores publicados na segunda-feira (16) pelo jornalista de tecnologia Matthew Keys dão conta de que o Twitter estaria trabalhando em uma função “editar” para o site, que permitiria aos usuários alterar textos já publicados durante um curto período de tempo. A ideia seria aplicada já na próxima atualização da rede social, por se tratar de um desejo antigo de muitos usuários.

O sonho, porém, foi derrubado antes mesmo de poder crescer. O site CNET publicou, nesta terça (17), novos relatos não confirmados afirmando que o Twitter até já pensou no caso, mas não está desenvolvendo a opção no momento. Não vai ser dessa vez que poderemos corrigir rapidamente aqueles erros de digitação ou de concordância cometidos na pressa.

Segundo Keys, de forma a garantir que o histórico do usuário fosse preservado, seria possível editar as mensagens apenas uma única vez. O tempo para fazer isso também seria curto, já que a ideia seria justamente consertar erros. Para evitar que a informação em si seja modificada, o Twitter estaria bolando um algoritmo editorial que faria o controle do conteúdo.

Esse mesmo sistema serviria também para derrubar mensagens com informações falsas ou evitar que elas viralizem na rede social. Com o Twitter cada vez mais se tornando um meio de informação, chegando a ser usado por redes de televisão para fazer o acompanhamento de fatos, a credibilidade e confiabilidade dos fatos relatados se torna uma preocupação cada vez maior.

As ideias são plausíveis, e cairiam como uma luva para a maioria dos usuários. O Twitter, porém, não se pronunciou sobre os rumores.