Twitter, agora, permite que empresas e marcas agendem tweets

Por Redação | 15.10.2013 às 12:19 - atualizado em 15.10.2013 às 16:50

A partir de hoje, todas as marcas e empresas usuárias da plataforma de anúncios Twitter Ads poderão agendar tweets orgânicos ou promocionais para datas e horas específicas com até um ano de antecedência.

Twitter

Para empresas e marcas, essa é uma grande e boa novidade, já que poderão programar tweets para momentos importantes como eventos e lançamentos de produtos e serviços, ou durante os finais de semana, enquanto os profissionais de social media não estiverem no escritório. A ferramenta está disponível em todas as línguas suportadas pelo Twitter Ads.

Antes da novidade, as empresas se viam obrigadas a optar por soluções de terceiros como o HootSuite, Buffer ou Twuffer. Esses serviços, aliás, não devem estar muito contentes com a novidade do Twitter, que pode abocanhar uma fatia dos seus usuários fiéis.

Como criar Tweets agendados

Agendar os tweets é bem simples. Basta acessar a plataforma de anúncios (ads.twitter.com) e clicar no botão azul no canto superior direito para compôr um novo tweet. Na aba "agendamento", basta colocar a data e hora que deseja que o post entre no ar. É possível adicionar fotos, geolocalização ou cartões.

Os tweets podem ser postados organicamente, como um tweet normal, ou agendado como um "Promoted Tweet", onde a empresa pode selecionar especificações do target da campanha para endereçá-la ao público certo.

Contas comuns

Twitter

Curiosamente, nos nossos testes, foi possível agendar um tweet pelo Twitter Ads mesmo em contas consideradas não qualificadas pelo Twitter. O serviço define contas qualificadas como aquelas de anunciantes que tweetam em inglês e residentes nos EUA apenas. Talvez seja apenas um bug que será arrumado, mas o agendamento parece estar liberado para qualquer conta no momento.