Twitter passará a espiar quais apps você usa no smartphone

Por Redação | 27.11.2014 às 12:51

O Twitter anunciou que começará a coletar os dados de seus usuários para aprimorar seus anúncios e serviços com as preferências de cada um. Em uma página de suporte, a rede de microblogs confirmou que a coleta será feita por uma nova versão do seu app, que passará a monitorar, por exemplo, todos os aplicativos que as pessoas utilizam.

De acordo com a empresa, essa será uma forma de aprender mais sobre sua base de usuários para que possa conseguir ganhar mais dinheiro vendendo anúncios mais segmentados. A expectativa é que a empresa torne a coleta de informações tão eficiente quanto a do Facebook e, dessa forma, otimizar seus ganhos com publicidade.

A medida também ajudará a empresa a melhorar as recomendações de conteúdo que oferece. Há alguns meses, o Twitter começou a utilizar um algoritmo para identificar tuítes que podem interessar aos usuários e a exibi-los na timeline mesmo que não sigam o dono da publicação. Além disso, o site passou a recomendar pessoas para que seus usuários possam seguir tendo como base conexões semelhantes.

Segundo o Re/Code, saber quais aplicativos os usuários têm em seus smartphones ou tablets é um passo além de todas as outras ações que a empresa tomou até aqui e certamente fará com que a empresa trabalhe melhor seus serviços como forma de cativar seus usuários.

Apesar da iniciativa, é importante deixar claro que o app da rede não poderá "espiar" nem obter dados de dentro desses aplicativos, estando a coleta restrita apenas ao nome do aplicativo. O Twitter, por exemplo, pode saber que um usuário tem o Spotify instalado em seu aparelho, mas não consegue identificar as músicas de sua biblioteca. Além disso, o usuário poderá desativar a funcionalidade e optar por não compartilhar suas informações com a empresa.

A atualização do app com a nova funcionalidade deve chegar ainda esta semana para usuários iOS e na próxima semana para dispositivos Android.

Fonte: http://recode.net/2014/11/26/twitters-now-collecting-data-on-which-apps-you-download/