Twitter já registra mais de 300 milhões de interações em 15 dias de Copa

Por Redação | 27 de Junho de 2014 às 13h31

O Twitter tem sido uma das ferramentas mais usadas durante a Copa do Mundo para compartilhar as emoções, os melhores momentos e a ansiedade das torcidas em todo o mundo. E, como não poderia deixar de ser, a rede de microblogs aproveitou o momento para desenvolver uma série de ferramentas para potencializar a experiência dos usuários.

Com o encerramento da fase de grupos, o Twitter compilou os dados gerados durante esses quinze primeiros dias de competição para mostrar a forma como os usuários interagiram no site nesse período.

Até o momento, torcedores e jogadores já foram responsáveis por mais de 300 milhões de tuítes, isso incluindo todos os momentos do evento, desde comentar os acontecimentos e os jogos, até comemorar gols e jogadas. O número é expressivo e a Copa do Mundo já caminha para se tornar o evento mais falado da história do Twitter. Para se ter ideia, esses 300 milhões de tuítes foram gerados em apenas 15 dias, enquanto as Olímpiadas de Londres gerou 150 milhões em 16 dias – a metade.

O Twitter também compilou os jogos que geraram mais tuítes na rede durante a primeira fase a partir de hashtags criadas para cada um deles. Os dois jogos que tiveram mais destaque foram, justamente, os do Brasil. A abertura entre Brasil e Croácia, em 12 de junho, teve 12,2 milhões de interações, enquanto o jogo seguinte contra o México gerou 8,95 milhões. Na sequência, a partida entre Alemanha e Portugal gerou com 8,9 milhões de tuítes, Espanha x Holanda com 8,3 milhões e Espanha x Chile com 8,2 milhões.

O tuíte mais compartilhado até o momento é o do artilheiro italiano Mario Balotelli, que foi retuítado 177 mil vezes. No post ele comenta que o destino da Inglaterra poderia ser decidido no jogo entre Itália e Costa Rica.

Tuite balotelli

Os momentos mais emocionantes também aparecem no tuítes dos torcedores e três dos cinco mais comentados aconteceram durante o jogo de abertura do mundial. Até o momento, o mais marcante foi o gol contra de Marcelo que gerou 378.085 TPM (Tuítes por Minuto), seguido do gol de Clint Dempsey dos Estados Unidos contra Portugal. O primeiro gol de Neymar na Copa está em terceiro e o gol de Oscar no dia 12 fica em quinto. O quarto momento é o cartão vermelho do jogador Pepe de Portugal em jogo contra a Alemanha.

O jogador mais citado até o momento é o argentino Lionel Messi, seguido pelo brasileiro Neymar e o uruguaio Luis Suárez.

Twitter jogadores

Entre as opções que o Twitter disponibilizou para torcer na Copa estão as hashflags, que foram mais usadas por norte-americanos e brasileiros. Veja o gráfico:

Twitter gráfico

O Twitter ainda afirmou que vai continuar com suas ações durante todo o evento, inclusive a Copa do Mundo dos Tweets.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.