Twitter está testando recurso de “linha do tempo instantânea”

Por Redação | 02.02.2015 às 17:00

A entrada em qualquer rede social sempre é uma experiência complexa. É preciso constituir o próprio perfil, preencher as informações pessoais, encontrar os amigos e aprender como tudo funciona, ao mesmo tempo em que lida com a velocidade de compartilhamento de informações. Erros sempre acontecem e, muitas vezes, a permanência e interesse das pessoas pode acabar sendo minados pela dificuldade de se encontrar conteúdo relevante. É o que o Twitter deseja mudar com sua nova funcionalidade, as “linhas do tempo instantâneas”.

A novidade é uma promessa antiga feita pela empresa no ano passado a seus investidores como uma forma de reduzir a curva de aprendizado da rede social e entrou em testes fechados na última semana. Basicamente, é uma timeline pré-programada e que aparece para os novatos, enchendo suas telas com conteúdo de destaque enquanto eles aprendem os principais conceitos da rede social, seu funcionamento e busca amigos para seguir.

De acordo com as informações do New York Times, quando a funcionalidade estiver ativada, pouco vai mudar no processo de inscrição: após escolher um nome de usuário e uma senha, o usuário poderá buscar por contatos conectando a agenda do celular ou os contatos do e-mail. A partir daí, contas seguidas, retweetadas e curtidas pelos amigos vão compor a linha do tempo instantânea, cujas mensagens serão exibidas juntamente com as pessoas que o utilizador decidir seguir.

A ideia, claro, é dar relevância ao serviço na mesma medida em que abre ainda mais a porta de entrada para novos usuários. Além disso, a rede de microblogs espera dar aos novatos, logo de cara, uma ideia do mundo de conteúdo que está disponível no Twitter e permitir que ele, rapidamente, encontre mais contas de interesse que não seguiria originalmente, ou demoraria algum tempo para encontrar.

Com o tempo, afirma a rede social, os tweets listados automaticamente começam a ser substituídos por aqueles das contas que o usuário realmente segue na medida em que ele vai “enchendo” sua linha do tempo. Para garantir que tudo funcione bem, o lançamento da novidade acontecerá em etapas, primeiro no sistema operacional Android e, aos poucos, seguindo para outros sistemas móveis e, finalmente, para a versão web.

Uso publicitário

O jornal aponta também para uma grande possibilidade do uso publicitário da novidade, algo que não agradou muito ao jornalista responsável pelos testes. Segundo a reportagem, muitas das mensagens exibidas na linha do tempo instantânea acessada por ele eram de marcas, o que fez com que a função se parecesse demais com uma jogada de propaganda, algo que pode acabar afastando os novatos e causando o efeito contrário ao desejado.

Por outro lado, é impossível que o Twitter não esteja pensando justamente nesse fim para essa nova funcionalidade. A linha do tempo instantânea é uma bela forma para que as marcas consigam mais e mais seguidores para seus perfis e, assim, o pagamento para aparecer nela com mais destaque pode muito bem ser uma alternativa seguida pela empresa. Resta, apenas, que ela faça um bom uso disso e, mesmo cobrando para que as empresas apareçam no novo recurso, os quesitos de relevância ainda sejam respeitados.

Esse é justamente grande X da questão para o Twitter. A rede social vem apresentando números de crescimento constantes, mas seu faturamento não vem acompanhando essa guinada. Esse é um fator que gera bastante pressão por parte de seus acionistas e é fruto de preocupações internas que, em partes, começam a ser solucionadas com a adição de serviços como estes, por exemplo.

Ainda não existe data prevista para chegada da linha do tempo instantânea ao público em geral. Mas a ideia é que a novidade esteja implementada e funcionando para todos ainda no primeiro semestre de 2015.