Twitter está testando novo recurso chamado 'Trending TV'

Por Redação | 15 de Agosto de 2013 às 10h35

O Twitter quer estreitar ainda mais sua relação com conteúdos televisivos, e para ampliar essa potencial fonte de receita de publicidade, a rede de microblogging está testando um novo recurso chamado "Trending TV". A novidade mostra uma pequena caixa com links sobre os programas de TV mais comentados na rede de 140 caracteres.

O recurso fornece informações sobre um determinado programa, bem com uma lista de contas do Twitter associadas a ele. A caixa que mostra essas tendências não é permanente e o usuário pode fechá-la e voltar a abrir apenas quanto tiver interesse. O teste ainda está limitado a poucos usuários do aplicativo do Twitter para dispositivos iOS, conforme informações do TechCrunch.

O recurso "Trending TV" aparece no topo da timeline do usuário, como uma espécie de menu. Ele poderá deslizar o dedo por cima da imagem do programa em questão para ver as próximas imagens – a lista é composta pelos cinco programas mais populares no Twitter naquele momento. Para fechar a caixa com essas informações, basta clicar no "X" que fica no canto superior esquerdo.

Trending TV

Twitter testa novo recurso "Trending TV" (Imagem: Reprodução / TechCrunch)

Um porta-voz do Twitter foi procurado e não quis comentar o assunto diretamente, mas disse que a empresa possui uma filosofia de "inovar por meio da experimentação". Este é particularmente um movimento interessante do Twitter em relação à TV. A popularidade da plataforma como um recurso de segunda tela tem crescido bastante, já que os usuários costumam falar muito sobre os programas que estão assistindo, tanto em tempo real quanto após sua exibição. Agora o Twitter quer monetizar essa relação que se estreita cada vez mais.

Twitter e TV, um relacionamento que tem futuro

Um estudo divulgado recentemente pela Nielsen, empresa global de informações e mídia, apontou que tuítes podem influenciar no aumento dos pontos de audiência de programas de TV e vice-versa. O estudo segue uma pesquisa divulgada no início deste ano, que quantificou a correlação entre a audiência da TV e os posts no Twitter.

A relação entre Twitter e o estudo da audiência de televisão se deve muito à popularização dos dispositivos móveis como smartphones e tablets. Para ter uma ideia, 80% dos usuários de smartphones e tablets nos Estados Unidos assistem televisão ao mesmo tempo que usam seus aparelhos ao menos uma vez por mês, enquanto 40% costumam acessar pelo menos uma rede social enquanto assistem a programação televisiva.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.