Twitter é invadido por mensagens e links maliciosos

Por Redação | 24.04.2014 às 12:43
photo_camera Divulgação

O Twitter foi invadido por uma série de mensagens falsas que prometiam a tão sonhada perda de peso e levavam os usuários a sites maliciosos. São poucas as informações oficiais, mas a ideia geral é que o ataque tem a ver com uma falha de segurança na rede social We Heart It, resultando no “sequestro” de, pelo menos, algumas centenas de contas.

A empresa não confirmou a informação, mas informou ao site Ars Technica nesta quarta-feira (23) que identificou algum tipo de atividade suspeita em sua rede, uma ação que já estaria sob investigação. Mais tarde, em um tuíte, o We Heart It anunciou a suspensão temporária de suas funções de login e compartilhamento por meio do Twitter, indicando que elas podem mesmo serem as responsáveis pelo problema.

Na mensagem em inglês publicada pelos usuários afetados, estavam os dizeres “minha vida não teria mudado se eu não tivesse tentado isso”, apontando um link que levava para uma versão falsa do site da revista americana Women’s Health. O anúncio de uma pílula milagrosa para perda de peso não possuía campos para cadastros, mas, possivelmente, tentava instalar malwares ou outras pragas no computador das vítimas.

O Twitter ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas brechas de segurança em sistemas de terceiros não são novidade. Em setembro do ano passado, por exemplo, o sistema de gerenciamento de mídias sociais Hootsuite teve parte de sua base de usuários atingida após uma invasão hacker. A publicação era semelhante à realizada nesta quarta, com a promessa de emagrecimento rápido devido ao uso de um remédio milagroso.