Twitter divulga retrospectiva dos assuntos mais comentados e retuitados em 2013

Por Redação | 13.12.2013 às 15:11
photo_camera Divulgação

O Twitter divulgou nesta quinta-feira (12) sua retrospectiva dos assuntos mais comentados e compartilhados no microblog durante todo o ano de 2013. A rede social destaca também o "Tweet de Ouro", uma lista dos cinco tuítes mais compartilhados no mundo, entre eles um post da atriz Lea Michele, do seriado "Glee", e outros tuítes do grupo pop One Direction.

"Percebemos que as pessoas usam o Twitter para dar um toque extra e diferente às histórias globais", diz a equipe no blog oficial do serviço. A empresa cita como exemplos a procura pelos responsáveis do atentado na Maratona de Boston pelo Twitter e a divulgação das reações dos líderes mundiais sobre o acordo do programa nuclear liderado pelo Irã.

No post mais retuitado no mundo em 2013 aparece a atriz Lea Michele, da série musical "Glee", falando pela primeira vez da morte de seu namorado, o também ator Cory Monteith. Apesar do contador que aparece na mensagem marcar 395 mil retuítes, o site afirma que foram 408 mil em 133 países – o post alcançou 10 mil retuítes em 4 minutos e chegou a 50 mil em 35 minutos. O texto escrito por Lea diz: "Obrigado a todos por me ajudarem neste momento com seu enorme amor e compreensão. Cory sempre estará em meu coração”.

Em segundo lugar, com 400 mil retuítes (segundo o Twitter), está a mensagem do último dia primeiro dezembro em que a equipe do ator Paul Walker, da série de filmes "Velozes e Furiosos", comunica que o astro morreu em um acidente de carro. "É com o coração pesado que temos de confirmar que Paul Walker faleceu hoje num trágico acidente de carro”, diz o post.

Os três tuítes seguintes no ranking dos mais retuitados foram enviados por integrantes da banda One Direction. O terceiro mais compartilhado (367 mil retuítes) pertence a Niall Horan, que publicou uma mensagem para comemorar seu vigésimo aniversário. "Sim! Agora tenho 20 anos! Uhu! Chega de adolescentes", disse.

Zayn Malik, também membro do One Direction, é dono do quarto e quinto tuítes mais retuitados no mundo em 2013. Na primeira mensagem, Malik compartilha uma foto do colega Harry Styles dormindo. Teve 327 mil compartilhamentos.

Já no quinto post mais retuitado, com 321 mil retuítes, Malik publica a mensagem de que está noivo. "Nunca estive tão feliz em minha vida! Obrigado a todos que foram tão amáveis em relação a meu noivado com minha linda noiva! Grande amor. Z".

No Brasil

Se lá fora as celebridades dominaram a lista dos assuntos mais compartilhados no Twitter, por aqui os temas foram mais ligados aos próprios usuários. Foram destaques as tempestades e alagamentos na cidade de Xerém, no Rio de Janeiro, e o incêndio na boate Kiss, no Rio Grande do Sul, ambos os acontecimentos em janeiro. Durante os acidentes, internautas se mobilizaram no microblog para ajudar as vítimas.

No mês de junho, foram os protestos que dominaram as hashtags de assuntos mais compartilhados na rede social, com tags como #vemprarua, #OGiganteAcordou e #MudaBrasil. A Copa das Confederações também foi bastante comentada, com mais de 3 milhões de tuítes gerados durante a final entre Brasil e Espanha no Maracanã. Nos meses seguintes, ganharam destaque no Twitter a visita do Papa Francisco ao país, os bastidores do Rock in Rio e as semanas de moda de São Paulo e do Rio de Janeiro.