Twitter compra plataforma ZipDial para aumentar sua oferta de publicidade

Por Redação | 20 de Janeiro de 2015 às 14h54

O Twitter adquiriu uma das mais importantes plataformas de marketing móvel do mundo. Trata-se da startup indiana ZipDial que deve ajudar o microblog a reforçar sua posição nos mercados emergentes, tornando a plataforma mais acessível para as milhões de pessoas que ainda não têm acesso a smartphones e alta velocidade de internet móvel. Os valores da aquisição podem chegar a US$ 40 milhões.

Além de fixar o Twitter nos países emergentes, a compra também irá melhorar a oferta global de publicidade da rede social. O ZipDial pode não ser muito conhecida para a maioria das pessoas, mas ela conta com grandes marcas entre seus clientes, como Pepsi, Disney, KFC, P&G e Cadbury. Para estas empresas, a startup oferece serviços simples de um telefone celular (SMS, chamadas de voz e internet móvel) e transforma-os em plataformas de marketing lucrativas.

O ZipDial é mais famosa por seu formato de marketing em ligação não atendidas ou "ligações perdidas". A chamada não atendida é uma maneira muito popular que os usuários utilizam para se comunicar em mercados emergentes. É uma forma de uma pessoa avisar a outra se está segura ou que chegou em um determinado local. Sabendo disso, a ZipDial capitalizou a ideia, permitindo que marcas anunciem por realizar chamadas sem que as pessoas a atendam. Assim, o usuário poderia retornar a ligação e ouvir uma mensagem gravada por uma celebridade ou ficar atualizado sobre resultados esportivos, por exemplo.

O Twitter poderia oferecer a opção de patrocinar alguns serviços de notícias e informações. A rede social já conta com o programa Amplifly, no qual eventos esportivos como NBA e NFL podem ser exibidos em imagens ou vídeos com patrocínios de marcas. American Express e McDonalds são um dos clientes do programa. Com o ZipDial, o Twitter pode alargar essa iniciativa para que outras empresas americanas possam se juntam ao projeto.

A aquisição de uma empresa como o ZipDial ajudará o microblog a se tornar uma plataforma de marketing móvel mais atrativa. Os executivos comerciais da companhia passaram os últimos 18 meses posicionando sua plataforma como um complemento à TV. Contudo, trazendo uma empresa como o ZipDial, o Twitter pode começar a pensar menos sobre os tipos de canal a abranger e pensar mais sobre os comportamentos emergentes que podem ser rentabilizados.

O comportamento atual nos mercados emergentes, onde os recursos são escassos, levam muitos a ignorarem a possibilidade de ter um computador ou qualquer outro bem para simplesmente possuír um celular. Sendo assim, as empresas de mídia como o Twitter devem se adaptar para conseguir alcançar este público, que representa uma grande parcela dos consumidores globais.

O ZipDial também servirá como uma importante porta de entrada do Twitter na Índia, um dos mercados que apresenta maiores índices de crescimento em plataformas móveis. Este tipo de mercado é de extrema importância para a rede social, visto que cerca de 80% dos usuários ativos mensais do Twitter vêm de fora dos Estados Unidos e mais de 80% da receita do microblog vêm do móvel.

Ao longo dos próximos anos, as vendas de smartphones na Índia serão uma das maiores do mundo. Isto certamente representará novos usuários para o Twitter, já que donos de smartphones representaram 92% das vendas deste dispositivo na Índia em 2014, segundo uma pesquisa da Mediacells.

O Facebook está bem á frente quando se trata de mercados emergentes. Em julho do ano passado, a rede social de Mark Zuckerberg firmou uma parceria com o ZipDial para testar anúncios em ligações perdidas. O Facebook também fez uma das maiores aquisições de aplicativos móveis ao investir US$ 19 bilhões no WhatsApp, que conta com o maior número de usuários ativos entre seus concorrentes.

O ZipDial pode não ser uma das aquisições mais comentadas no campo da tecnologia, mas certamente deve ajudar o Twitter a mudar sua maneira de pensar quando se trata de marketing móvel.

Fonte: http://www.businessinsider.com/twitter-acquires-zipdial-to-improve-off-twitter-marketing-2015-1

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.