Twitter compra plataforma ZipDial para aumentar sua oferta de publicidade

Por Redação | 20 de Janeiro de 2015 às 14h54

O Twitter adquiriu uma das mais importantes plataformas de marketing móvel do mundo. Trata-se da startup indiana ZipDial que deve ajudar o microblog a reforçar sua posição nos mercados emergentes, tornando a plataforma mais acessível para as milhões de pessoas que ainda não têm acesso a smartphones e alta velocidade de internet móvel. Os valores da aquisição podem chegar a US$ 40 milhões.

Além de fixar o Twitter nos países emergentes, a compra também irá melhorar a oferta global de publicidade da rede social. O ZipDial pode não ser muito conhecida para a maioria das pessoas, mas ela conta com grandes marcas entre seus clientes, como Pepsi, Disney, KFC, P&G e Cadbury. Para estas empresas, a startup oferece serviços simples de um telefone celular (SMS, chamadas de voz e internet móvel) e transforma-os em plataformas de marketing lucrativas.

O ZipDial é mais famosa por seu formato de marketing em ligação não atendidas ou "ligações perdidas". A chamada não atendida é uma maneira muito popular que os usuários utilizam para se comunicar em mercados emergentes. É uma forma de uma pessoa avisar a outra se está segura ou que chegou em um determinado local. Sabendo disso, a ZipDial capitalizou a ideia, permitindo que marcas anunciem por realizar chamadas sem que as pessoas a atendam. Assim, o usuário poderia retornar a ligação e ouvir uma mensagem gravada por uma celebridade ou ficar atualizado sobre resultados esportivos, por exemplo.

O Twitter poderia oferecer a opção de patrocinar alguns serviços de notícias e informações. A rede social já conta com o programa Amplifly, no qual eventos esportivos como NBA e NFL podem ser exibidos em imagens ou vídeos com patrocínios de marcas. American Express e McDonalds são um dos clientes do programa. Com o ZipDial, o Twitter pode alargar essa iniciativa para que outras empresas americanas possam se juntam ao projeto.

A aquisição de uma empresa como o ZipDial ajudará o microblog a se tornar uma plataforma de marketing móvel mais atrativa. Os executivos comerciais da companhia passaram os últimos 18 meses posicionando sua plataforma como um complemento à TV. Contudo, trazendo uma empresa como o ZipDial, o Twitter pode começar a pensar menos sobre os tipos de canal a abranger e pensar mais sobre os comportamentos emergentes que podem ser rentabilizados.

O comportamento atual nos mercados emergentes, onde os recursos são escassos, levam muitos a ignorarem a possibilidade de ter um computador ou qualquer outro bem para simplesmente possuír um celular. Sendo assim, as empresas de mídia como o Twitter devem se adaptar para conseguir alcançar este público, que representa uma grande parcela dos consumidores globais.

O ZipDial também servirá como uma importante porta de entrada do Twitter na Índia, um dos mercados que apresenta maiores índices de crescimento em plataformas móveis. Este tipo de mercado é de extrema importância para a rede social, visto que cerca de 80% dos usuários ativos mensais do Twitter vêm de fora dos Estados Unidos e mais de 80% da receita do microblog vêm do móvel.

Ao longo dos próximos anos, as vendas de smartphones na Índia serão uma das maiores do mundo. Isto certamente representará novos usuários para o Twitter, já que donos de smartphones representaram 92% das vendas deste dispositivo na Índia em 2014, segundo uma pesquisa da Mediacells.

O Facebook está bem á frente quando se trata de mercados emergentes. Em julho do ano passado, a rede social de Mark Zuckerberg firmou uma parceria com o ZipDial para testar anúncios em ligações perdidas. O Facebook também fez uma das maiores aquisições de aplicativos móveis ao investir US$ 19 bilhões no WhatsApp, que conta com o maior número de usuários ativos entre seus concorrentes.

O ZipDial pode não ser uma das aquisições mais comentadas no campo da tecnologia, mas certamente deve ajudar o Twitter a mudar sua maneira de pensar quando se trata de marketing móvel.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.