Twitter compra empresa focada em análise de dados sociais

Por Redação | 15.04.2014 às 12:04

A parceria já antiga entre o Twitter e a Gnip acaba de se tornar ainda mais forte, já que a empresa por trás do site de microblogs anunciou que comprou a empresa de análise de dados sociais. Por um valor ainda não divulgado, o negócio garante a continuidade do trabalho conjunto entre as companhias e um aumento no faturamento oriundo da venda de pacotes de dados para empresas interessadas em pesquisas e anúncios direcionados.

Este é mais um movimento na direção da monetização do Twitter, que está investindo cada vez mais em diferentes formatos de propaganda. Utilizando as mensagens públicas de seus usuários, a empresa pode traçar o perfil deles e melhor adequar a publicidade exibida, garantindo um retorno melhor para os anunciantes e, claro, abrindo as portas para que eles repitam o processo inúmeras vezes.

Como um dos primeiros parceiros do Twitter nesse sentido, o Gnip passa agora a ter acesso a toda a infraestrutura da rede social, o que deve facilitar o processo de coleta de dados. Em comunicado oficial, o CEO da empresa, Chris Moody, se mostrou empolgado com as novas possibilidades abertas pelo investimento, já que a proximidade deve garantir uma análise ainda mais profunda e voltada exatamente aos interesses de cada cliente.

O objetivo não é apenas focar na publicidade, mas também garantir que empresas tomem as decisões corretas e façam os movimentos certos. Para isso, elas poderão utilizar o gigantesco banco de dados do Twitter com atuais e potenciais clientes falando o tempo inteiro sobre suas experiências com as marcas. Esse insight, na visão da Gnip, faz com que o processo de inovação caminhe na direção correta.

O valor da transação não foi revelado pelas empresas. Além do Twitter, a Gnip também fornecia o mesmo tipo de serviço para outras redes sociais, como o Tumblr e o Foursquare. Ainda não há informações se tais trabalhos continuarão após a aquisição.