Twitter comemora entrega do Oscar, mas se recusa a revelar números

Por Redação | 23.02.2015 às 11:47

Se existe um evento que serve como exemplo quando se fala no uso das redes sociais como segunda tela, é a entrega do Oscar. Realizada na noite deste domingo (22), em Los Angeles, a 87ª cerimônia dos Academy Awards é sempre acompanhada por milhões de tweets e, desde a selfie tirada por Ellen DeGeneres no ano passado, também acabou se tornando motivo de grande atenção quando se fala em engajamento e buzz. Mas neste ano parece que as coisas foram um pouco diferentes.

Em meio às discussões sobre prêmios justos e outros nem tanto, além de uma apresentação com nível abaixo do esperado do host Neil Patrick Harris, o Twitter fez seu tradicional post com os destaques do show, mas, desta vez, sem citar números relacionados ao evento. A publicação que entrou no ar horas após o fim da cerimônia trouxe mapas de calor sobre a utilização da rede social, mas nada sobre o quanto ela efetivamente foi usada durante a festa.

Para muitos, seria uma indicação de que os números teriam sido menores do que os de 2014. No ano passado, de acordo com a empresa, foram 14,7 milhões de mensagens publicadas com termos relacionados aos prêmios apenas nas 3h30 de transmissão da cerimônia. A famosa “Selfie do Oscar” chegou a deixar a rede social instável tamanho o volume de retweets e se tornou a postagem mais retweetada da plataforma.

Neste ano, porém, não rolou nada disso. O movimento no Twitter, sim, foi bem grande e os memes também surgiam a todo momento, principalmente relacionados a apresentação de Lady Gaga ao lado de Julie Andrews e ao fato de “Boyhood: Da Infância à Juventude” ter perdido a estatueta de Melhor Filme para “Birdman”. Faltou, porém, aquele grande momento que gerou o engajamento de todos que estavam assistindo ao show.

De acordo com o Twitter, além dos dois momentos já citados, que ficaram respectivamente com o primeiro e segundo lugares, o discurso de Patricia Arquette após ganhar o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante foi o terceiro tópico mais comentado na noite do domingo. Ela também ficou em segundo lugar em citações, atrás de Lady Gaga e seguida por John Legend, que também foi responsável por um dos grandes momentos da festa ao interpretar, ao lado do rapper Common, a canção “Glory”, do longa “Selma – Uma Luta Pela Igualdade”.

Como no ano passado, o perfil oficial do Oscar também gerou engajamento ao colocar câmeras nos bastidores da festa, mostrando os astros em momentos mais descontraídos que não apareceriam na televisão. Tudo isso, claro, configurou, mais uma vez, momentos de grande movimentação na rede social. Mas, aparentemente, nada se aproximou da explosão causada por Ellen em 2014.

Oficialmente, o Twitter não respondeu aos pedidos da imprensa internacional por números relacionados à festa do Oscar.