Twitter anuncia ferramenta de promoção de tweets para pequenas empresas

Por Redação | 04.02.2015 às 14:27

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (4) uma nova ferramenta para ajudar pequenas e médias empresas a promover seus tweets de forma mais rápida e fácil, diretamente do painel de monitoramento de atividades do site.

A ideia é trabalhar com base nos dados oferecidos pelo analytics.twitter.com, onde o usuário consegue visualizar o sucesso de cada uma de suas publicações. Uma vez dentro da página, será possível visualizar um botão para promover o tweet desejado mediante pagamento – da mesma forma como acontece no Facebook e seu botão "Impulsionar Publicação".

Dessa forma, com apenas alguns cliques o seu tweet será automaticamente direcionado para usuários que têm interesses semelhantes aos seus seguidores. É uma forma rápida e eficaz de aumentar o público e ampliar o alcance de uma mensagem.

Para utilizar o novo recurso, é preciso possuir um cadastro na ferramenta de anúncios (Twitter Ads) da rede social. Então, uma vez logado na página de estatísticas, basta seguir os seguintes passos:

  • Selecione o tweet que deseja promover: a dica aqui é escolher a mensagem que já possui um elevado número de impressões e maior taxa de engajamento.
  • Escolha um valor: o próprio Twitter indica estimativas de quanto você deveria investir para promover o tweet em questão de acordo com o perfil estipulado.
  • Acompanhe o resultado em tempo real: acompanhe o envolvimento das pessoas com o seu tweet e otimize suas estratégias de conteúdo para produzir mais ações desejadas, como retuítes ou cliques em links.

Monetização da plataforma

A novidade é um sinal de que o Twitter continua se esforçando para monetizar sua plataforma. Até o momento, a rede de microblog estava investindo para ganhar a confiança das grandes marcas por meio de ações como o lançamento de uma plataforma de publicidade para aplicativos em dispositivos mobile, resultado de uma aquisição de US$ 350 milhões.

O anúncio de hoje, no entanto, visa aumentar ainda mais a quantidade de usuários corporativos da rede social focando nas pequenas e médias empresas, que atualmente respondem por milhares de contas. "Nós descobrimos que os usuários que veem um Tweet Promovido relevante de uma PME estão 32% mais propensos a visitar o negócio [da empresa]", ressaltou o gerente de produtos do Twitter, Buster Benson.