Twitter ajudará IBOPE a medir audiência de programas de TV

Por Redação | 12.05.2014 às 07:53
photo_camera Divulgação

O rádio precisou se reinventar com a chegada da TV. Agora, é ela quem precisa fazer o mesmo devido ao crescimento sem precedentes da internet. E uma das novidades é uma parceria entre o IBOPE Media e o Twitter que ajudará na medição de audiência de televisão com base nos comentários do usuários pelo microblog.

De acordo com um comunicado oficial, a ferramenta se chama IBOPE Twitter TV Ratings (ITTR) e estará disponível no Brasil até o final de 2014 - Argentina e Colômbia também vão receber a tecnologia até 2015. Será uma métrica padrão do alcance e do engajamento dos telespectadores baseados em conversas sobre a TV feitas no Twitter. A prática ajudará não apenas a entidade a medir com mais precisão e alcance os índices de audiência das emissoras, mas também apoiar estratégias de anunciantes e empresas de TV.

Segundo a instituição, a criação da ITTR vem após diversos estudos que constataram o impacto da internet na televisão brasileira e mundial. Hoje, no Brasil, 54% dos internautas assistem TV e usam a web ao mesmo tempo, sendo que 38% comentam sobre o que estão assistindo. "O ITTR é a consequência natural do crescente engajamento da audiência televisiva nas redes sociais e do desejo de estabelecer um benchmark comum nesta área", diz Orlando Lopes, CEO do IBOPE Media.

A implementação do novo sistema de medição será de responsabilidade do IBOPE Media. O mecanismo vai operar como um modelo freemium, que oferece funções mais básicas disponibilizadas gratuitamente para todos - como a classificação do programa, por exemplo. Para usuários que quiserem mais detalhes sobre análises e dados, serão ofertadas outras opções de produtos pagos que ainda estão sendo analisadas.

"Como a experiência de assistir TV continua evoluindo, as emissoras e anunciantes têm cada vez mais nos solicitado um referencial comum para medir o engajamento de sua programação na América Latina. Esse acordo entre o IBOPE Media e o Twitter se destina a responder a essa demanda na região", afirma Guilherme Ribenboim, diretor geral do Twitter Brasil.

"O IBOPE Media é uma empresa que investe continuamente em tecnologia e está sempre seguindo as tendências das mídias e as novas formas de consumo. Essa parceria atesta o nosso pioneirismo e inovação constante em soluções de medição de audiência televisiva na região, com mais tecnologia e estratégia", complementa Lopes.