Tumblrs mostram aquilo que "não saiu na TV" das manifestações em São Paulo

Por Redação | 14.06.2013 às 11:45 - atualizado em 14.06.2013 às 18:59
photo_camera drago/selvasp

Nas últimas semanas, um assunto tem dominado as mídias online e offline do país: os protestos de manifestantes paulistas e cariocas contra o aumento do valor das tarifas do transporte público em suas respectivas cidades. E a população também está usando a força das redes sociais para divulgar sua própria versão dos fatos.

Para compartilhar com o mundo imagens, vídeos e depoimentos daqueles que estavam nas ruas durante as manifestações, um Tumblr chamado 'Feridos no protesto em São Paulo' foi criado. O espaço é aberto para todos aqueles que quiserem enviar conteúdo relacionado ao assunto para divulgação.

Outro Tumblr que segue os mesmos padrões, visando divulgar aquilo que "não saiu na TV", conforme explica a própria descrição do site. "O espaço reproduz na íntegra os depoimentos enviados, sem nenhuma edição. Os textos publicados não reproduzem a opinião dos administradores do espaço", explica o Tumblr 'Manifeste-se', que também possui uma conta no Twitter para divulgar os posts.

Leia também: Vinagre vira assunto nas redes sociais e gera a 'Revolta da Salada'

Para tornar as notícias compreensíveis para diversas regiões do globo, um Tumblr chamado 'Brazilian Protests' apresenta posts que falam sobre os protestos, escritos originalmente em português, traduzidos para o inglês. "Este blog é para ajudar a espalhar a verdade sobre os protestos no Brasil. Vou traduzir algumas notícias enviadas diretamente pelas pessoas envolvidas. Se você quer ajudar, compartilhe as histórias!", diz a apresentação da página, em inglês.

Tumblr Feridos no protesto de São Paulo

Tumblr "Feridos no protesto de São Paulo" (Imagem: Reprodução)

Tumblr Manifeste-se

Tumblr "Manifeste-se" (Imagem: Reprodução)

Sátira

Já o Tumblr chamado 'Polícia Pacífica' utiliza uma foto que correu a web para satirizar a ação dos policias durante os protestos. Na foto original, o policial aparece espirrando spray de pimenta no rosto de um manifestante que está com os braços levantados, mas no Tumblr a vítima é substituída por diversas imagens. Assim, o mesmo policial aparece espirrando spray em diversas outras situações.

Tumblr Polícia Pacífica
Tumblr Polícia Pacífica