Snapchat também pode ser usado como ferramenta de negócios

Por Redação

Normalmente associado a jovens e adolescentes, o Snapchat vem ganhando cada vez mais espaço e hoje já figura na lista dos principais aplicativos para iOS e Android. O software, porém, tem um potencial praticamente inexplorado no que diz respeito a seu uso empresarial, mas pode se tornar uma importante ferramenta para promoções sociais, fidelização de clientes e engajamento.

As dicas são do site Social Media Examiner, que defende o Snapchat como um app válido para quem tem um público na casa dos 13 a 25 anos. Pelo software, é possível enviar imagens que desaparecem em no máximo dez segundos para pessoas específicas, além de publicar histórias mais gerais para todos, que ficam disponíveis por 24 horas. Justamente por essas características, o uso é recomendado para campanhas rápidas e de urgência. Confira as dicas:

Promoções geram lista de amigos

A forma mais fácil de atrair atenção e formar uma lista de contatos é realizar promoções com distribuição de prêmios. Foi o que fez a Chat Sports, que deu ingressos grátis para quem trouxesse amigos e os incentivasse a adicionar a marca no Snapchat. Para fazer isso, usou o envio de imagens e hashtags para identificação de conteúdo.

Aqui, vale também lembrar de uma outra característica do aplicativo. Como as imagens compartilhadas devem desaparecer com o passar do tempo, o usuário remetente é avisado sempre que alguém tira uma screenshot de uma foto enviada. Algo que é visto como negativo entre a comunidade de usuários funciona a favor das empresas e mostra quantos clientes realmente gostaram do conteúdo a ponto de terem vontade de guardá-lo para si.

Cupons de desconto

A ideia é da 16 Handles, uma rede de iogurterias americanas. Na promoção realizada por lá, todos os usuários que enviassem imagens próprias comendo algum dos doces da marca receberia como resposta um cupom de desconto da nova compra, com valores que variavam de 15% até 100%.

Apesar da logística um pouco complicada – os usuários deveriam abrir a foto recebida apenas na hora de fazer a compra, caso contrário, corriam o risco de perder o desconto –, a oferta foi um sucesso. Mais de 1400 imagens foram trocadas entre os usuários, que também passaram a receber informativos e outras promoções da marca.

Snapchat

Estratégia semelhante é usada pela Karmaloop, uma varejista online que envia fotos de novas coleções ou códigos para descontos por meio do Snapchat. Para a marca, é uma forma de atingir uma grande quantidade de público gastando pouco ou quase nada com publicidade online.

Mostre os bastidores

Uma característica sempre citada do uso de redes sociais por empresas é a possibilidade de dar aos seguidores uma olhada mais íntima sobre o funcionamento do negócio. O Snapchat também pode ser usado para isso, fornecendo olhares momentâneos sobre o que está acontecendo com a marca e que tipo de novidades estão sendo preparadas.

O time de futebol americano New Orleans Saints, por exemplo, utiliza as histórias para disponibilizar vídeos e imagens dos treinos, aquecimentos e outros momentos que as câmeras de TV podem não flagrar durante os jogos. Além disso, é claro, exibe novos produtos e promoções em suas lojas oficiais.

Snapchat

Marcas também podem usar o caráter finito das imagens compartilhadas pelo Snapchat para criar teasers de produtos ou novidades que ainda vão ser lançadas. Assim, o usuário sempre ficará querendo mais e passará a ser mais atento aos anúncios relacionados à marca.

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