Sete dicas simples para melhorar sua presença no Twitter

Por Redação | 17.12.2013 às 12:05

A presença nas redes sociais é quase uma obrigação para qualquer empresa que pretenda firmar sua existência no mundo digital. Apesar de abrir uma conta no Twitter, por exemplo, ser algo extremamente simples, trabalhar com ela e, principalmente, ganhar seguidores, ainda pode ser uma tarefa complicada, principalmente para quem não tem conhecimento.

Em algum momento, a não ser que você já seja um iniciado, sempre surgirão dúvidas sobre onde divulgar a marca e como ganhar mais relevância em seu perfil. Foi pensando nisso que a consultora Amy Jo Martin publicou, no site da Forbes, um guia rápido com algumas dicas para trabalhar melhor com o Twitter.

Para ela, a principal palavra aqui é compartilhar. É por meio de postagens relevantes e interessantes que sua marca ou perfil pessoal conseguirão chamar a atenção das pessoas, trazendo seguidores e levando sua palavra adiante. Confira as dicas:

Escolha bem quem seguir

Criar uma rede de pessoas interessantes e de valor é o primeiro passo para que um perfil seja levado a sério. Ao interagir com gente relevante, a ideia automática dos possíveis seguidores é que você também é alguém que vale a pena ser acompanhado. Criar relacionamentos é sempre importante.

Seja constante

twitter

Um perfil vazio de conteúdo, mesmo que cheio de seguidores, não vale de nada. Lembre-se do Twitter e procure postar coisas por lá sempre que possível, sendo consistente e aproveitando horários de maior concentração de pessoas online.

Dê informação

Não basta apenas divulgar produtos ou sua própria marca. É importante levar informação e conteúdo às pessoas, seja por meio de uma produção própria ou usando conteúdos de terceiros. Assim, aumentam o número de compartilhamentos e, consequentemente, sua conta acaba sendo espalhada por aí.

Não se esqueça do bom humor

Em uma dica relacionada à anterior, é sempre bom saber brincar na medida certa e trazer um pouco de humanidade a um perfil corporativo. Assim, passa-se a impressão de que realmente existem pessoas no controle daquele usuário e a relação com a marca se torna muito mais próxima.

Interaja

Teclado

Mais uma vez, faça com que seus seguidores não tenham a sensação de que estão seguindo uma máquina. Converse com eles e tente manter um diálogo, mesmo que ele dure apenas algumas poucas mensagens. Vale a pena ter um trabalho constante de interação com os usuários, pois eles com certeza se lembrarão disso.

Inspiração

Fotos bonitas e frases marcantes também são interessantes para quem quer inspirar ou levar seus seguidores para a frente. Além disso, como nas dicas anteriores, tal atitude diminui a sensação robótica do perfil e faz com que seu nome seja espalhado por aí por meio dos compartilhamentos.

Ofereça exclusividade

Por mais que as redes sociais sejam extremamente populares, muitos usuários ainda têm a sensação de que fazem parte de um grupo seleto. Para aproveitar-se disso, o ideal é publicar informações que estejam disponíveis apenas ali, seja por meio de fotos ou textos. Uma olhada mais íntima no trabalho da empresa ou uma informação preliminar dedicada apenas aos seguidores também fortalecerá o seu perfil.