Saída de executivos do alto escalão compromete o Facebook

Por Redação | 25 de Outubro de 2012 às 13h15

Além dos problemas com as constantes quedas de suas ações na Bolsa de Valores, o Facebook agora enfrenta uma grande fuga de executivos do alto escalão, que estão deixando a empresa e partindo para novos projetos. E na última semana, a vice-presidente e diretora geral de operações da empresa na Europa, Oriente Médio e África, Joanna Shields, anunciou sua saída do Facebook.

De acordo com o TechCrunch, Joanna irá assumir a chefia executiva da Tech City Investment Organisation, do governo do Reino Unido. A organização planeja construir um centro de tecnologia no East End, em Londres, a versão britânica do Vale do Silício e de outros centros espalhados pelo mundo.

Joanna não é a única a anunciar sua recente partida do Facebook. Pessoas como o CTO Bret Taylor, o diretor de plataforma Carl Sjogreen e o engenheiro Ari Steinberg também deixaram a companhia nos últimos meses, mais precisamente, após o anúncio do seu IPO em maio deste ano.

Analistas consultados pelo tabloide The Telegraph afirmam que a decisão da saída de Joanna Shields nesse momento parece ser prudente, já que parte das ações destinadas aos funcionários antes ou depois do IPO expira no dia 14 de novembro. O número e o valor das ações recebidas pela executiva não foram divulgados, mas estima-se que ela deve ter uma parcela significante nos papéis do Facebook e que estaria aceitando o novo trabalho não por dinheiro.

"Eu acho Londres uma cidade extraordinária. Esta é a porta de entrada para o mundo. Ela deve estar no centro de inovação no meu mundo, o das indústrias digitais", ressaltou Joanna Shields sobre o seu novo cargo.

O Facebook costumava ser uma empresa muito popular entre seus funcionários e apresentava um crescimento rápido. Porém, o anúncio do seu IPO diminuiu as expectativas acerca da companhia, e com as ações da empresa passando a valer menos do que US$ 20 (cerca de R$ 40), muitos executivos acreditam que este é o momento ideal para tomar novos rumos em suas carreiras.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.