Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Saiba como ficar de fora dos planos do Facebook para publicidade direcionada

Por| 19 de Junho de 2014 às 13h20

Link copiado!

Saiba como ficar de fora dos planos do Facebook para publicidade direcionada
Saiba como ficar de fora dos planos do Facebook para publicidade direcionada
Tudo sobre Facebook

Na última quinta-feira (12), o Facebook anunciou oficialmente seus planos de rastrear a navegação, hábitos de uso e outras opções tomadas por seus usuários dos sistemas mobile e web da rede social. Assim, a ideia da empresa é exibir anúncios direcionados que sejam úteis para o utilizador e cuja exibição faça sentido na linha do tempo.

Ativada por padrão, a coleta de dados envolve horários de acesso, localização, páginas curtidas e acessadas, velocidade de rolagem, além de aplicativos instalados no celular ou o navegador e complementos utilizados no computador. Sendo assim, a rede social espera conhecer melhor quem a utiliza, além de fornecer ferramentas que permitam que determinados anunciantes ou propagandas individuais sejam ocultadas.

Mesmo garantindo total privacidade a seus usuários, já que nenhum tipo de informação identificadora é coletada como parte do processo, as novas medidas já despertaram a preocupação de grupos de defesa da liberdade individual. Por isso mesmo, o Facebook também garante que o usuário pode optar ficar de fora desse monitoramento, apesar de ele estar ativado como padrão para todos.

Continua após a publicidade

Opções relacionadas à exibição de anúncios já estão disponíveis na versão atual do Facebook, com a empresa afirmando que mais delas entrarão em vigor no futuro. Agora, por exemplo, já é possível saber exatamente porque tal propaganda está sendo exibida para você, bem como optar por ocultar aquela publicação específica ou qualquer uma do mesmo anunciante. A rede social, porém, afirma que tal ato não interfere na quantidade de publicidade exibida, já que apenas substitui o cliente bloqueado por outro.

Além disso, existe uma maneira de impedir completamente a venda de seus dados de utilização para fins de publicidade. Para fazer isso, é preciso acessar o site da Digital Advertising Alliance e, nas opções do centro da tela, selecione todas as empresas – ou apenas as que você não deseja que tenham acesso aos seus dados – e clique em "Submit your choices".

Lembre-se, porém, que as opções modificadas aqui podem ser temporárias e, no caso de mudanças no rol de anunciantes, também pode ser preciso retornar a essa página para adicionar novas seleções. Por isso, salve esta página em seus favoritos e crie o hábito de sempre retornar a ela.

Continua após a publicidade

No iOS, o método é um pouco mais simples. Acesse o menu de "Ajustes" e escolha a opção "Privacidade". Após isso, selecione "Publicidade" novamente, na parte inferior da tela, e ative a opção “Limitar Publicidade Rastreada”. Assim, trackers de propaganda não terão acesso a seus dados de uso no iPhone ou iPad.

No Android, o processo é parecido. Quando entrar em vigor, a mudança realizada pelo Facebook vai criar uma preferência de usuário no menu de configurações do aparelho e basta desativá-la para que o rastreamento não aconteça mais a partir de seu celular.