Saiba como ficar de fora dos planos do Facebook para publicidade direcionada
Por Felipe Demartini | 19 de Junho de 2014 às 13h20
Na última quinta-feira (12), o Facebook anunciou oficialmente seus planos de rastrear a navegação, hábitos de uso e outras opções tomadas por seus usuários dos sistemas mobile e web da rede social. Assim, a ideia da empresa é exibir anúncios direcionados que sejam úteis para o utilizador e cuja exibição faça sentido na linha do tempo.
Ativada por padrão, a coleta de dados envolve horários de acesso, localização, páginas curtidas e acessadas, velocidade de rolagem, além de aplicativos instalados no celular ou o navegador e complementos utilizados no computador. Sendo assim, a rede social espera conhecer melhor quem a utiliza, além de fornecer ferramentas que permitam que determinados anunciantes ou propagandas individuais sejam ocultadas.
Mesmo garantindo total privacidade a seus usuários, já que nenhum tipo de informação identificadora é coletada como parte do processo, as novas medidas já despertaram a preocupação de grupos de defesa da liberdade individual. Por isso mesmo, o Facebook também garante que o usuário pode optar ficar de fora desse monitoramento, apesar de ele estar ativado como padrão para todos.
Opções relacionadas à exibição de anúncios já estão disponíveis na versão atual do Facebook, com a empresa afirmando que mais delas entrarão em vigor no futuro. Agora, por exemplo, já é possível saber exatamente porque tal propaganda está sendo exibida para você, bem como optar por ocultar aquela publicação específica ou qualquer uma do mesmo anunciante. A rede social, porém, afirma que tal ato não interfere na quantidade de publicidade exibida, já que apenas substitui o cliente bloqueado por outro.
Além disso, existe uma maneira de impedir completamente a venda de seus dados de utilização para fins de publicidade. Para fazer isso, é preciso acessar o site da Digital Advertising Alliance e, nas opções do centro da tela, selecione todas as empresas – ou apenas as que você não deseja que tenham acesso aos seus dados – e clique em "Submit your choices".
Lembre-se, porém, que as opções modificadas aqui podem ser temporárias e, no caso de mudanças no rol de anunciantes, também pode ser preciso retornar a essa página para adicionar novas seleções. Por isso, salve esta página em seus favoritos e crie o hábito de sempre retornar a ela.
No iOS, o método é um pouco mais simples. Acesse o menu de "Ajustes" e escolha a opção "Privacidade". Após isso, selecione "Publicidade" novamente, na parte inferior da tela, e ative a opção “Limitar Publicidade Rastreada”. Assim, trackers de propaganda não terão acesso a seus dados de uso no iPhone ou iPad.
No Android, o processo é parecido. Quando entrar em vigor, a mudança realizada pelo Facebook vai criar uma preferência de usuário no menu de configurações do aparelho e basta desativá-la para que o rastreamento não aconteça mais a partir de seu celular.