Sabe qual é o ROI que uma rede social corporativa pode trazer para as empresas?

Por Redação | 09.07.2013 às 06:20

Fala-se muito sobre a importância e os benefícios da comunicação interna eficiente no dia-a-dia das empresas. Ainda assim, visualizar o ROI ou o valor real que as ferramentas em uso para este fim, como as redes sociais corporativas, entregam ao negócios ainda é um desafio. Pensando nesta demanda de mercado, a SocialBase, startup que desenvolve uma rede social corporativa com o mesmo nome, lançou um e-book gratuito sobre métricas para redes sociais corporativas. "Como se trata de uma tecnologia relativamente nova, ainda faltam métricas consolidadas para análise do tema. Não existe um modelo único para medir o ROI, pois depende do foco da empresa e da atividade que ela exerce. Este ebook procura mostrar as ações que podem ser medidas", destaca o diretor executivo da SocialBase, Radamés Martini.

A maioria das decisões dos empresários são baseadas em números, por isso, quanto mais quantificado for o ROI, mais fácil será provar o valor da implantação de uma nova ferramenta. As redes sociais voltadas para a comunicação interna nas empresas contam com alguns indicadores, que poderão mostrar se o investimento feito na solução está dando retorno. "Dessa forma, um gestor poderá contabilizar o ROI (return on investment), ver os benefícios que o sistema trouxe para a companhia e identificar os gargalos que engolem os bons resultados", explica Martini. O ebook "Métricas para redes sociais corporativas" pretende auxiliar gestores a medir resultados, mostrar as principais barreiras e dar orientações para derrubá-las.

Conteúdo

O conteúdo mostra como funciona uma rede social corporativa, abordando aspectos como colaboração, produtividade, armazenamento de informações. "Trata-se de um guia básico para gestores que querem usar essa tecnologia, mas que buscam conhecê-la melhor antes", afirma Martini. O material também apresenta 17 sugestões de métricas, classificadas por processos de negócios, por etapa de uso da rede social corporativa na empresa, por benefícios a trazer para a empresa.

O ebook traz ainda quatro exemplos práticos de empresas que detectaram melhorias nos indicadores de performance depois de aderir à ferramenta e um passo a passo com todas as etapas que é necessário cumprir para se conquistar as vantagens que a ferramenta pode proporcionar.

O e-book sobre indicadores para redes sociais corporativas pode ser baixado gratuitamente ou acessando a página de materiais educativos da SocialBase.