Rumor: Twitter está trabalhando seu próprio app com filtros à la Instagram

Por Redação | 10.12.2012 às 15:12

Depois que o Instagram decidiu não mostrar mais suas imagens no Twitter, fazendo com que os usuários fossem redirecionados para seu site oficial a fim de visualizar as fotos, começaram a circular os rumores de que o Twitter está se preparando para lançar seus próprios filtros. E estes rumores estão cada dia mais fortes.

De acordo com o The Next Web, alguns empregados do Twitter começaram a compartilhar fotos no microblog que trazem uma prévia do que seriam os novos filtros. E se essas pessoas já estão utilizando estes filtros, tudo indica que muito em breve eles estarão disponíveis para todos os twitteiros.

Os rumores circulam em torno do que os funcionários do microblog andam postando de seus apps para iOS e Android, pois estão utilizando filtros bastante diferentes daqueles que já estamos acostumados a ver nas fotos do Instagram. Na imagem abaixo, você pode conferir a diferença entre as fotos. Vale notar que ambas foram compartilhadas via "Twitter for iPhone":

Twitter App

Twitter for iPhone: note a diferença na foto da esquerda, com filtros que evidenciaram a saturação da imagem. O espaço a mais no nome do aplicativo sugere uma versão beta testada por Sara Mauskopf, funcionária do Twitter (Crédito: The Next Web)

A foto acima, à esquerda, mostra um tweet postado por uma funcionária do microblog. A da direita veio de um usuário recente do aplicativo Twitter for iPhone. Bem diferentes, não?

Note ainda que o tweet postado por Sara Mauskopf mostra um espaço adicional no nome do aplicativo - o que sugere que ela esteja testando um beta release do Twitter for iPhone, já com os filtros desenvolvidos pela equipe do próprio microblog e novas funcionalidades.

Outra novidade curiosa: as fotos do instagram são postadas no formato de 612 x 612 pixels. As do novo aplicativo foram compartilhadas em formato 1024 x 1024 pixels.

Parece que o Twitter está contra-atacando pesado depois que foi "excluído" pelo Instagram, e pretende preencher a lacuna deixada pelo serviço de fotos em grande estilo. O Instagram fez muito sucesso no microblog, pois os usuários podiam compartilhar fotos de tudo que estavam fazendo, interagindo de uma maneira muito mais interessante com seus seguidores.

Se o Twitter voltasse à sua forma "nua e crua", certamente perderia muito do encanto trazido pelo Instagram. Mais um motivo que reforça os rumores de um novo aplicativo com funções de filtros para fotos.

O All Things D ainda faz suas previsões: o novo aplicativo em testes pode ser lançado até o final deste ano, ainda a tempo das festas de Natal e ano novo, para evitar qualquer prejuízo em relação aos usuários adoradores de fotos da plataforma.

Será que o Twitter, com essa iniciativa, conseguiria manter seus usuários fiéis, sem perdê-los para o Instagram, que foi comprado pelo Facebook? Vamos aguardar para conferir.