Profissional de TI: 7 itens que fazem do LinkedIn uma rede social de sucesso

Por Redação | 13 de Agosto de 2012 às 11h55

A rede social profissional LinkedIn apresentou na última quinta-feira (9) os resultados dos seus rendimentos no último trimestre, crescendo aproximadamente 7,3% no período. Mas o que torna o serviço tão atraente para os usuários e proporciona um notável crescimento?

LinkedIn computador

Os resultados positivos do último trimestre fiscal aumentam as expectativas a cerca do futuro do LinkedIn

A revista norte-americana Forbes analisou o LinkedIn e listou as sete características que tornaram a rede social um sucesso.

1. LinkedIn gera audiência com um propósito

Qualquer rede social deve atrair novos usuários com um propósito. No caso do LinkedIn, o propósito profissional e de contatos tem gerado um aumento de 50% no número de usuários ativos em comparação ao último ano, atingindo a marca de 174 milhões.

E quanto mais as pessoas acessam o serviço e conversam com membros de um determinado ramo profissional, mais a base de dados da rede social aumenta, e a busca de funcionários pelo LinkedIn também cresce.

2. LinkedIn sabe exatamente como quer fazer dinheiro

No último trimestre, o departamento que mais cresceu na empresa foi o Hiring Solutions, que é responsável por ajudar recrutadores a encontrar o perfil do seu funcionário ideal através da rede social. O crescimento da divisão foi de 107% e hoje fatura US$ 122 milhões.

3. LinkedIn vê o crescimento do mercado móvel como uma boa oportunidade

Diferentemente de outras empresas, o LinkedIn considera que o mercado móvel e a introdução de ferramentas como Hiring Solutions para smartphones e tablets pode trazer muito mais lucro para a companhia do que os anúncios.

4. Equipe de vendas do LinkedIn está se tornando mais produtiva

O CFO do LinkedIn, Steve Sordello, afirmou que o número de contas corporativas na rede social aumentou para 12.053 no último ano. O número de acordos aumentou e a rotatividade das empresas também diminuiu no período.

As vendas no LinkedIn respondem por 57% de todas as reservas, aproximadamente dois pontos percentuais a mais do que o trimestre anterior.

5. Simplicidade indica conquistas constantes

A complexidade de sites como o LinkedIn pode comprometer o desempenho do serviço e muitas ferramentas acumuladas também podem sobrecarregar o usuário. Por isso, a empresa já afirmou que está desenvolvendo uma nova reestruturação para tornar o site mais acessível, o que garante o aumento do evenvolvimento dos usuários com o serviço.

6. LinkedIn está em constante expansão em grandes mercados

O LinkedIn afirma que a demanda é maior fora do seu país de origem. Eles fornecem produtos para empresas com 500 ou mais funcionários, contando com 70 a 80 mil companhias desse porte ao redor do mundo. Por enquanto, a empresa assinou apenas 12 mil contratos de prestações de serviço.

7. LinkedIn pode olhar para o futuro com precisão

Durante o anúncio dos seus ganhos, o LinkedIn aumentou sua orientação de renda anual para 2012 em 3%, de US$ 915 milhões para US$ 925 milhões. E também elevou sua estimativa de lucros para o ano em 9%, o que torna os analistas mais confiantes sobre o futuro da empresa.

Por outro lado, o Facebook não obteve aumento em suas orientações de lucro depois dos baixos rendimentos no último semestre e de suas ações na Bolsa de Valores.

Os itens listados acima são os principais motivos para o sucesso do LinkedIn e também pela rede social ter conquistado a confiança dos analistas, o que indica condições ideais para o sucesso de uma empresa de mídias sociais.

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