Reddit vai proibir fotos de nudez postadas sem autorização dos usuários

Por Redação | 26.02.2015 às 13:29

O Reddit é hoje um dos sites mais acessados do mundo, com mais de 160 milhões de usuários mensais e participação ativa em campanhas de mobilização online. Ao mesmo tempo, o foco no conteúdo criado pelo usuário também pode acabar causando problemas justamente devido à falta de regulamentação, algo que a empresa deseja começar a mudar a partir de agora. Segundo reportagem do jornal americano The New York Times, a rede social está proibindo a postagem de fotos íntimas sem consentimento prévio das pessoas que aparecem nelas.

Não fica claro exatamente como essa autorização poderá ser dada ou de que maneira os moderadores poderão verificar essa questão. O site explica que, desde já, qualquer usuário que se sinta ofendido com uma imagem postada na plataforma pode entrar em contato, por e-mail, solicitando a remoção imediata do conteúdo. A empresa promete analisar os pedidos rapidamente, como sempre fez, só que com ainda mais atenção.

A nova medida também passa a fazer parte dos termos de privacidade do Reddit com o objetivo não apenas de melhorar a saúde da comunidade, mas também acabar com uma das características mais negativas do site: a de ser reconhecido como um grande ponto inicial de vazamento de imagens desse tipo. É essa a grande mudança que o site quer realizar.

A prática do "pornô da vingança", que nada mais é do que a divulgação não autorizada de fotos de nudez sem autorização daqueles que estão nas imagens, já é comum por lá, com seções inteiras dedicadas a isso. O caso alcançou novos patamares quando o Reddit se tornou a “central” do Fappening, o grande vazamento de fotos íntimas de celebridades como Jennifer Lawrence, Kirsten Dunst, Kate Upton e centenas de outras artistas, no ano passado. Na época, o site tomou medidas ativas para conter o problema, mas ainda assim sua moderação foi incapaz de conter o grande fluxo de fotos que estavam sendo postadas, com direito a criação de uma seção exclusiva para o “evento”.

O principal problema aqui, principalmente quando se fala do ponto de vista mercadológico, é que essas características não condizem bem com o ideal de empresa lucrativa que o Reddit quer obter. Recentemente, a rede social obteve um investimento de US$ 50 milhões, e diz que quer utilizar parte deste montante para melhorar a moderação, de forma a garantir que apenas conteúdo legítimo, de qualidade e, acima de tudo, que não cause constrangimento às partes envolvidas, seja postado por lá.

As mudanças envolvem, por exemplo, a contratação de um novo gerente de comunidades, que vai intensificar a relação da empresa com o público. Novos tutoriais de moderação e criação de conteúdo de qualidade também estarão disponíveis aos usuários, e o Reddit ainda promete lançar novas ferramentas de moderação.

O Reddit não informou a data em que as novas medidas começarão a ser aplicadas, mas disse querer estar com tudo funcionando ao longo dos próximos meses. A empresa afirmou ainda que as mudanças se tratam de preparar a plataforma para os próximos dez anos, de acordo com as mudanças no mundo da tecnologia e internet que já estão se tornando lugar-comum.