Reddit recebe financiamento e quer distribuir ações entre usuários

Por Redação | 01.10.2014 às 13:07

Um coletivo de investidores anunciou um aporte de US$ 50 milhões no Reddit, uma das principais redes sociais do momento. E a forma de aplicação desse dinheiro será tão inusitada quanto sua própria composição, já que a empresa está anunciando que não apenas os novos financiadores, mas também os usuários mais ativos na plataforma receberão cotas de participação na empresa.

O grupo é formado por gente graúda do mundo da tecnologia, além de personalidades como o rapper Snopp Dogg e o ator e líder da banda 30 Seconds to Mars, Jared Leto. Juntos, eles estão investindo um montante que vai garantir a continuidade dos serviços do Reddit por mais um bom tempo, apostando em uma das plataformas que mais cresce em todo o mundo. Todos os investidores são entusiastas da rede social e é justamente isso que explica a doação de 10% de suas cotas para os usuários.

O anúncio foi feito por Sam Altman, presidente da Y Combinator, uma das principais firmas de investimento por trás do negócio. De acordo com as informações da Reuters, ele afirma que todos os envolvidos no aporte sabem que os usuários são os principais responsáveis pelo sucesso do Reddit. Por outro lado, são justamente eles que sempre ficam de fora de negócios desse tipo e é por isso que o grupo deseja mudar agora.

A ideia é aumentar o controle da comunidade sobre a rede social e garantir que eles, agora que são “donos” de uma parte dela, continuem contribuindo para seu crescimento. O método para distribuição das cotas ainda não está fechado, mas a ideia inicial é a criação de uma moeda virtual que seria distribuída na plataforma, sendo convertida, mais tarde, em porcentagens de ações do Reddit.

O plano nem mesmo está confirmado ainda, já que, segundo Altman, um grupo de advogados está sendo consultado para garantir que não existam implicações legais na aplicação da ideia. Além disso, todo um sistema deverá ser criado para garantir que não existam fraudes ou problemas nas transações. Portanto, o executivo pediu paciência aos usuários e garantiu que eles serão recompensados de alguma maneira, mesmo que não seja pela distribuição de cotas, como está sendo planejado.

Apesar disso, outros planos para o investimento já estão garantidos. O Redditt pretende contratar novos funcionários e expandir o seu quadro para 60 pessoas, com gente voltada principalmente às relações com desenvolvedores. Além disso, a empresa pretende aprimorar seus aplicativos para celulares e tablets, além de investir em infraestrutura para entregar um serviço melhor para seus usuários.

Fonte: http://www.reuters.com/article/2014/09/30/us-reddit-funding-idUSKCN0HP2LE20140930