Reconhecimento facial do Facebook terá 'precisão humana'

Por Redação | 18.03.2014 às 12:03

O Facebook acaba de anunciar uma novidade no mínimo interessante para o mercado tecnológico. A empresa está desenvolvendo um sistema de reconhecimento facial muito mais avançado que o que existe atualmente. De acordo com um comunicado oficial da companhia, o sistema tem precisão de reconhecimento semelhante ao feito por humanos.

Quando perguntados se os rostos de dois desconhecidos são da mesma pessoa, 97,53% dos humanos seriam capazes de responder corretamente. A nova tecnologia do Facebook será capaz de acertar em 97.25%, um registro 25% maior que o atual.

O novo software, batizado de "DeepFace", trabalha em duas etapas. Primeiro, ele corrige a imagem fotografada, criando um modelo 3D do rosto, para que o sistema possa interpretá-lo como se a face estivesse sempre encarando a câmera, mesmo que o indivíduo esteja de lado.

fb

Facebook demonstra DeepFace (Imagem: reprodução)

Então, o sistema usa um método batizado de “deep learning”, que nada mais é que uma série de algoritmos qeu simulam uma rede neural capaz de criar uma descrição numérica da face. Se o software é capaz de encontrar similaridades suficientes entre dois mapeamentos, então ele é capaz de determinar se as faces analisadas são ou não da mesma pessoa.

FB

Se você utiliza o Facebook, já deve saber que a verificação facial não é novidade na rede. O sistema começou a funcionar em 2010, sugerindo a marcação de amigos nas fotos, e vem sendo aprimorado desde então. Porém, o "DeepFace" promete levar isso a um outro nível, impedindo que pessoas com rostos muito parecidos sejam confundidas.

Por enquanto, o novo sistema ainda não saiu da etapa de pesquisas e o Facebook ainda não informou quando e com quais propósitos o software será utilizado.