Publicidade

Projeto do Facebook para ajudar empreendedores chega ao Brasil

Por| 13 de Novembro de 2014 às 15h19

Link copiado!

Foto: Reprodução/André Massao
Foto: Reprodução/André Massao
Tudo sobre Facebook

Na última quarta-feira (12), o Facebook lançou no Brasil o "Facebook para Empreendedores", uma ideia inédita que promete alavancar o mundo dos pequenos negócios. São quatro públicos diferentes que vão receber cursos e ferramentas de marketing: comunidades, jovens, startups de tecnologia e pequenas empresas.

Segundo o pessoal do Link, do jornal O Estado de São Paulo, já são 30 milhões de empresas de pequeno porte presentes na rede social em todo o mundo. Destas, apenas 1,5 milhão pagam para ter anúncios e 70% dos usuários do Facebook curtem pelo menos uma fan page. Já os dados no Brasil são maiores, pois entre as mais de seis milhões de pequenas companhias, dois milhões delas estão cadastradas na rede, com participação de 80% dos 91 milhões de usuários conectados.

De acordo com Patrick Hrubry, diretor de pequenas empresas na América Latina, o empresário ainda não sabe como explorar as ferramentas da rede para gerar lucro, e é exatamente nisso que o projeto pretende ajudar.

O local escolhido para sediar o Facebook para Empreendedores é Heliópolis, na zona sul de São Paulo. Será um trabalho em conjunto com comunidades e pequenos comerciantes, incluindo o lançamento de um laboratório de inovação com 15 computadores. Eles terão acesso a cursos sobre gestão de empresas oferecidos em parceria com o Sebrae e aulas de estratégias para uso da rede social a fim de melhorar os negócios. O projeto está sendo desenvolvido com parceria da União de Núcleos e das Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (Unas). Os membros das comunidades receberão treinamento pelo próprio Facebook para ministrar os comerciantes.

Continua após a publicidade

As pesquisas do uso do Facebook no Brasil já estão levando ideias para a empresa. "O dono de uma lanchonete na Rocinha nos contou que usava o chat da rede social para receber pedidos da comunidade", comenta Hruby. Ele afirma que o comentário criou uma nova percepção sobre a ferramenta e que a informação já foi passada para os engenheiros responsáveis no Vale do Silício.

A companhia de Mark Zuckerberg também está investindo na capacitação de jovens por meio de uma parceria com a Casa Taiguara de Cultura Digital, um projeto social que foca na formação técnica digital de jovens entre 15 e 21 anos que são estudantes de escolas públicas. As startups poderão usufruir do projeto FBStart e participar de reuniões com engenheiros da empresa para receber suporte, pacotes e serviços gratuitos. As pequenas corporações receberão suporte em parceria com o Sebrae para participar de Feiras do Empreendedor e aulas e workshops virtuais para conhecer melhor as ferramentas.