Por que o Facebook deletou tantas páginas no Brasil?

Por Redação | 09 de Outubro de 2012 às 09h45

O Facebook realmente está pegando pesado na luta contra os falsos perfis, páginas e 'curtidas' que circulam pela rede social. A empresa de Mark Zuckerberg fez uma verdadeira limpeza e suspendeu diversas contas sem aviso prévio, o que deixou muitas pessoas e empresas de cabelo em pé.

Além de diversas páginas fechadas, esse extermínio resultou também em uma perda considerável no número de 'likes' de diversas páginas. Ao que tudo indica, existem mais fakes do que imaginávamos no Facebook, ou eles estão sendo extremamente rígidos em relação aos conteúdos publicados.

Porém, depois de levantar algumas dúvidas sobre a exclusão de diversas páginas - principalmente de humor -, o pessoal do youPIX recebeu um esclarecimento do Facebook. A empresa explicou que todos os perfis e fã pages deletados não estavam cumprindo as normas presentes no Termo de Uso da rede social, e todos que criam uma conta concordam explicitamente com eles. Mas você já parou para ler este termo com calma?

Principalmente se você for, ou pretende ser, dono de uma página na rede de Mark Zuckerberg, é bom ficar bem atento a ele. Existem diversos pontos abordados no Termo de Uso que passam despercebidos por muitas empresas. Você sabia, por exemplo, que é proibido fazer propaganda de terceiros nas páginas? Ou que a capa da sua fã page não pode conter referências a recursos do Facebook ou ações, como "opção Curtir" ou "Compartilhar", ou uma seta apontando da foto da capa para um desses recursos?

Pois é. Não custa nada reler com calma todos os detalhes para não correr o risco de ficar sem sua página. O mesmo vale para os perfis pessoais dos usuários: não custa dar uma checada para saber se você está dentro de todos os termos da declaração de direitos e responsabilidades da rede social.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.