Pinterest lança mensageiro instantâneo

Por Redação | 08 de Agosto de 2014 às 11h40

Atenção Pinners! O Pinterest acaba de lançar uma nova ferramenta que vai auxiliar os usuários da plataforma a se comunicarem, colaborarem uns com os outros e compartilharem conteúdo. Com o lançamento do Pinterest Messaging, a rede social ganha um bate-papo instantâneo para aqueles que gostam de conversar sobre o que está rolando no momento sem precisar sair do site ou abrir uma nova aba no navegador.

A última ferramenta lançada recentemente pelo Pinterest foi o recurso "Send a Pin", que permite aos usuários compartilhar seus interesses com seus amigos dentro e fora do site. Aqueles que estão conectados ao Pinterest recebem uma notificação que os leva até o Pin que foi compartilhado. Já os que não estão na rede social recebem e-mails com o conteúdo.

E desde então, a novidade foi se tornando cada vez mais popular entre os usuários, os chamados Pinners, com mais de 2 milhões de Pins enviados todos os dias. Mas parece que ainda estava faltando algo mais para essa comunicação dentro do site ficar perfeita.

Do compartilhamento ao bate-papo

Até que mandar um Pin para os amigos não era má ideia – os usuários do Pinterest podiam passar para frente seus conteúdos favoritos e encontrar pessoas com interesses comuns. No entanto, não havia muito o que fazer depois que estes Pins eram compartilhados: um usuário compartilhava, o outro recebia e fim de papo. Nada de comentários. Nada de troca de ideias. A maioria acabava respondendo a um e-mail para tentar iniciar um tipo de comunicação, mas nada além disso.

O Pinterest teria que dar um jeito de fazer com que os usuários se engajassem mais, conversassem entre si sem precisar deixar o site ou abrir um novo programa para fazer isso. Dito e feito: foi assim que surgiu a ideia de criar um mensageiro instantâneo embutido no Pinterest. A ideia foi tão certeira que demorou apenas alguns meses para ser transformada em resultado. Uma equipe trabalhou duro com hard users do site, os chamados "Power Pinners", para refinar o produto.

...e voilá!

Nasceu então a ferramenta de mensagens instantâneas do Pinterest – muito parecida com a do Facebook, diga-se de passagem. Quem experimentar o Pinterest Messaging pela primeira vez vai se lembrar do modo como se desenrolam as conversas em outras redes sociais. O recurso traz uma janelinha discreta no canto inferior esquerdo da tela (na versão web e no app para tablets) ou uma tela própria (na versão para smartphones) e uma lista de contatos; uma vez lançado o Pin, a conversa logo se inicia.

A diferença do Pinterest Messaging para o Facebook Messenger é que não existe no primeiro uma lista fixa de contatos como ocorre no segundo. É que o Pinterest não quer, efetivamente, criar um mensageiro instantâneo propriamente dito; o que a empresa quer é aumentar o nivel de engajamento entre os usuários da plataforma, oferecendo um recurso extra para facilitar o entrosamento.

"Não somos um serviço de comunicações", revelou ao TechCrunch Michael Yamartino, gerente de produtos da rede social. "Não estamos tentando nos tornar um local para que se pergunte "e aí, como vai?" ou "quando é que você vem pra casa?".

Pinterest

Pinterest Messaging. Note a janelinha estilo pop-up no canto inferior esquerdo da tela. Ali, é possível entrar em contato com seus amigos da rede social, compartilhar Pins e começar a conversar instantaneamente sobre o conteúdo que está sendo exibido.

Outra característica que lembra o Facebook é o modo como os avatares são exibidos: eles lembram as "chat heads", aqueles ícones flutuantes que trazem a imagem de perfil de seus amigos no bate-papo do Facebook. Para selecionar uma conversa com um amigo, basta clicar em um desses ícones. Para fechar, é só clicar no "x" que existe ao lado de cada um deles.

E para tornar a experiência de conversar dentro do Pinterest ainda mais interessante, a rede social inseriu um campo de buscas dentro da janela de conversa, para que os Pinners possam fazer pesquisas pela plataforma, descobrir novos conteúdos e compartilhar aquilo que realmente for relevante para o momento.

A abordagem do Pinterest traz uma nova maneira de compartilhar conteúdo e colaborar com os demais usuários. Por exemplo: suponhamos que você e seus amigos estejam planejando fazer uma viagem em grupo e precisam definir um cronograma e uma agenda. O Pinterest Messaging estará disponível também para conversas em grupo! Cada bate-papo suporta até 10 pessoas simultaneamente compartilhando Pins.

Para o Pinterest, essa é uma forma de manter os usuários sempre conectados à plataforma, evitando que eles se dispersem e corram para outras ferramentas (como Facebook, Skype e até mesmo o e-mail) sempre que quiserem compartilhar algo e bater um papo sobre aquilo. A ideia é fazer com que cada vez mais pessoas compartilhem Pins, e que estas pessoas se tornem cada vez mais engajadas no Pinterest – o que, de fato, significa lucros para a rede social.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.